UFCA abre concurso público com 12 vagas para docentes em diversas áreas
O concurso oferece vagas para professor do magistério superior nos campi de Barbalha, Brejo Santo e Juazeiro do Norte, com dedicação exclusiva
11:25 | Jan. 02, 2026
A Universidade Federal do Cariri (UFCA) abre, nesta sexta-feira, 2, as inscrições para concurso público destinado ao provimento de 12 vagas imediatas para o cargo de Professor da Carreira do Magistério Superior.
As oportunidades estão distribuídas entre os campi de Barbalha, Brejo Santo e Juazeiro do Norte, além do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), contemplando áreas como Saúde, Psicologia, Biológicas, Tecnologia e Ciência da informação.
De acordo com o Edital nº 48/2025, todas as vagas são para a classe de Professor Assistente A, com regime de 40 horas semanais e Dedicação Exclusiva (DE).
A remuneração inicial total é de R$ 14.463,85, valor que inclui vencimento básico, retribuição por titulação em nível de doutorado e auxílio-alimentação.
Maior concentração de vagas em Barbalha
O campus de Barbalha concentra a maioria das vagas do concurso, por meio da Faculdade de Medicina (Famed), com oportunidades nas áreas da Saúde e da Psicologia.
Na área da saúde, são ofertadas três vagas destinadas a candidatos com graduação em Farmácia e doutorado na área ou afins, distribuídas nos setores de:
- Anatomia
- Hematologia e Imunologia
- Bioquímica
- Farmacologia e Farmacognosia
- Fisiologia
- Microbiologia
- Parasitologia.
Já na área de Psicologia, o campus oferta quatro vagas, cada uma vinculada a um setor de estudo distinto:
- Desenvolvimento Humano e Psicanálise
- Escolar e Educacional
- Fenomenológico e Existencial
- Psicologia
- Meio Ambiente
- Prática de Pesquisa.
Para todas as vagas, é exigida graduação em Psicologia e doutorado na área ou em campos correlatos.
Brejo Santo e Juazeiro do Norte também têm oportunidades
No campus de Brejo Santo, vinculado ao Instituto de Formação de Educadores (IFE), o concurso oferece duas vagas voltadas às licenciaturas e às ciências biológicas.
As oportunidades são para os setores de Biologia Celular, Histologia Animal e Microbiologia e Biologia do Desenvolvimento Animal, Anatomia e Fisiologia Humana/Animal, com exigência de licenciatura em Biologia ou Ciências Biológicas e doutorado nas áreas de avaliação da CAPES em Ciências Biológicas II ou III.
O campus de Juazeiro do Norte, no Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), concentra três vagas na área de tecnologia.
Leia mais
Duas delas são destinadas ao setor de Engenharia de Software, que exige graduação, mestrado e doutorado em Computação ou áreas afins.
A terceira vaga é para Engenharia de Software e Desenvolvimento de Sistemas, com exigência de graduação em áreas como engenharias ou Sistemas de Informação e doutorado em área correlata.
Além dos campi, o concurso também contempla o Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), que oferta uma vaga para o setor de Fundamentos Teóricos da Ciência da Informação, destinada a candidatos com graduação em Arquivologia ou Museologia e doutorado obrigatoriamente em Ciência da Informação.
Cotas e inclusão
O edital prevê uma distribuição de cotas que totaliza 35% das vagas reservadas. Desse total, 25% são destinadas a candidatos negros (pretos e pardos), 3% a indígenas, 2% a quilombolas e 5% a pessoas com deficiência (PcD).
A definição exata da distribuição dessas vagas por setor de estudo será realizada por meio de sorteio público após o encerramento das inscrições.
Inscrições e etapas do concurso
As inscrições estarão abertas a partir desta sexta-feira até o dia 16 de janeiro de 2026 às 22 horas, exclusivamente de forma online, por meio da plataforma FORMS/UFCA.
A taxa de inscrição é de R$ 358,00, com possibilidade de isenção para candidatos inscritos no CadÚnico ou doadores de medula óssea, conforme cronograma do edital.
O processo seletivo será composto por três etapas:
- Prova escrita discursiva, de caráter eliminatório e classificatório
- Prova didática, com aula expositiva gravada em áudio e vídeo
- Avaliação de títulos, de caráter exclusivamente classificatório
Para a posse, os candidatos aprovados devem atender a requisitos como comprovação da titulação exigida, regularidade com as obrigações eleitorais e militares e idade mínima de 18 anos.
Diplomas obtidos no exterior deverão estar devidamente revalidados no Brasil.
O edital também prevê que os docentes aprovados participarão obrigatoriamente de um Programa de Formação Docente durante o estágio probatório.
O prazo de validade do concurso é de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.
Mais informações e atualizações devem ser acompanhadas no Diário Oficial da União e no portal oficial da UFCA.