Vendas de voos Fortaleza e Parnaíba são suspensas, mas reaparecem para 2026

A Latam suspendeu voos entre Fortaleza e Parnaíba desde 18 de dezembro. A Anac afirma que a decisão é comercial e que não determinou paralisação no aeroporto

20:34 | Dez. 23, 2025

Por: Mariah Salvatore
Voos da Latam entre Fortaleza e Parnaíba foram suspensos; Anac afirma que a decisão partiu da companhia aérea (foto: FCO FONTENELE)

A Latam suspendeu os voos na rota entre Fortaleza (CE) e Parnaíba (PI), e as passagens não estão disponíveis para venda no site da companhia desde pelo menos 18 de dezembro, conforme relatos de passageiros. Porém, para janeiro de 2026 os bilhetes voltaram a aparecer.

Conforme a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a decisão de interromper a comercialização foi tomada pela própria companhia após avaliação operacional e comercial, e não por determinação do órgão regulador.

Em nota enviada ao O POVO, a Anac informou que acompanha o Aeroporto de Parnaíba dentro de um processo de vigilância continuada, mas destacou que não houve ordem da Agência para a suspensão de pousos e decolagens no terminal.

A suspensão da venda dos bilhetes ocorre em um momento em que a rota tinha previsão de ganhar uma terceira frequência semanal a partir de 11 de dezembro, algo que não chegou a acontecer.

A interrupção inesperada afetou passageiros e levantou questionamentos sobre a viabilidade econômica da rota, cuja operação já contava com subvenções públicas por parte do Governo do Piauí para incentivo inicial.

Ainda segundo a Agência, desde então estão em curso tratativas com o operador do aeródromo e com o Governo do Estado do Piauí, com o objetivo de cobrar a adoção das providências necessárias para a completa regularização das condições apontadas durante o acompanhamento técnico.

Procurada, a Latam informou que não irá comentar sobre a suspensão dos voos na rota entre Fortaleza e Parnaíba. 

A companhia havia inaugurado a ligação entre os destinos para Parnaíba no dia 13 de setembro de 2025.

A interrupção da ligação aérea impacta passageiros que utilizam a rota para deslocamentos entre o Ceará e o litoral do Piauí, especialmente em períodos de alta demanda turística.

Voo inaugural entre o Recife e Madri tem problema e avião dá voltas no oceano| O POVO News

Mais notícias de Economia