Pecém ampliará estrutura de um dos terminais a partir de 4 de agosto

Pecém ampliará estrutura de um dos terminais a partir de 4 de agosto

Segundo informou a Cipp S.A., em nota, há um prazo de execução de 150 dias e início está programado para 4 de agosto de 2025

A Companhia de Desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp S.A) assinou um contrato para construção das novas áreas de aguardo operacional no porto. Ou seja, são instalações destinadas às pessoas, com o objetivo de melhor o descanso.

A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) e a empresa contratada para a realização das obras é a Consducto Engenharia LTDA.

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Segundo informou a Companhia de Desenvolvimento do Cipp (Cipp S.A.), em nota, o investimento previsto é de mais de R$ 1 milhão, com prazo de execução de 150 dias e início programado para 4 de agosto de 2025. A ideia é modernizar e ampliar as estruturas de espera do Terminal de Múltiplas Utilidades (Tmut) e do Píer 1.

“O projeto contempla intervenções estratégicas e de segurança voltadas à melhoria das condições operacionais e de atendimento no terminal […] As novas áreas oferecerão maior segurança, resistência e durabilidade, compatíveis com as exigências do ambiente portuário.”

Também destacou que toda a infraestrutura destinada a atender as necessidades ergonômicas, qualitativas e de zoneamento. “Essa obra representa um avanço significativo na infraestrutura logística do Porto do Pecém, reafirmando o compromisso com a modernização, a sustentabilidade e a excelência operacional.”

Obras no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no Ceará

Atualmente, o Cipp já possui recursos financeiros de uma licitação internacional para ampliação do Terminal de Múltiplas Utilidades (Tmut) do Porto, mas ainda não teve início.

A intervenção faz parte do programa Pecém Verde, com investimento de US$ 135 milhões (R$ 675 milhões), recurso do Banco Mundial, Climate Investment Fund (CIF) e da Cipp S.A. A duração prevista do contrato de construção é de 40 meses.

A ideia é ampliar a capacidade do terminal, com foco na preparação para o aumento de cargas a partir da conclusão da Transnordestina, que está prevista para o fim de 2026 ou começo de 2027. Também se objetiva preparar o local para a nova indústria de hidrogênio verde.

Foi assinado ainda um outro contrato para a implantação de infraestrutura de conexão elétrica no local, com a seleção da empresa Grid Power Solutions. No entanto, é necessário passar pelo prazo recursal para oficializar a decisão.

O investimento estimado para o projeto é de R$ 13,2 milhões, com recursos oriundos do orçamento do Complexo do Pecém. Já o prazo de execução dos serviços é de 12 meses, a partir da ordem de serviço.

O objetivo é atender navios, por meio do sistema shore power, o qual permite que embarcações atracadas em um porto sejam alimentadas por energia proveniente da rede terrestre, em vez de utilizarem seus próprios geradores a diesel.

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