Turismo corporativo cresce no Ceará e mira em público internacional

Feira B2B fortalece turismo corporativo e internacionalização do Ceará, com presença de compradores de até 28 países, novas rotas aéreas e estratégia para transformar Fortaleza em terminal de cruzeiros

06:00 | Jul. 17, 2025

Por: Mariah Salvatore
Breno Mesquita e Claudio Junior, sócios e presidentes da BBC Eventos, juntamente de Eduardo Bismarck, secretário do Turismo do Ceará (foto: Beatriz Nascimento/Setur/Divulgação)

Com foco na geração de negócios e na inserção do Ceará em novos mercados, a 14ª edição do Brazil Travel Market (BTM) transforma Fortaleza em palco estratégico do turismo nacional e internacional.

O evento será realizado nos dias 23 e 24 de outubro no Centro de Eventos do Ceará e deve reunir mais de 5 mil profissionais do setor, incluindo compradores internacionais, operadoras, agentes de viagens, redes hoteleiras, companhias aéreas e marítimas, representantes institucionais e do trade.

Consolidado como o maior evento B2B do setor no Norte e Nordeste, o BTM amplia neste ano sua atuação no turismo corporativo e reforça a vocação internacional do Ceará, com a presença de entre 18 e 28 expositores e palestrantes de países como Israel, Japão, Tailândia, Uruguai, Estados Unidos e Itália.

O evento também mira mercados prioritários para o estado — como Portugal, França e Argentina — e contará com rodadas de negócios exclusivas articuladas com a Embratur.

Fortaleza se reposiciona como destino de negócios

Fortaleza chega ao evento com uma nova proposta de marca. Em processo de reposicionamento, a capital cearense passa a se apresentar como destino para turismo de negócios e eventos, além do lazer. A estratégia inclui a ampliação da oferta de espaços e experiências para o segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions), combinando infraestrutura com cultura, gastronomia, arte e compras.

Segundo a secretária municipal de Turismo, Denise Carrá, o município também avança em articulações com a nova concessionária do Porto do Mucuripe para transformar a cidade em terminal de embarque de cruzeiros, não apenas ponto de escala. Fortaleza já tem novas atracações confirmadas para a próxima temporada e busca ampliar sua participação no setor.

Turismo corporativo e expansão internacional

Uma das grandes novidades deste ano é a parceria com a ALAGEV (Associação Latino-Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas), que traz ao BTM um fórum exclusivo sobre turismo de negócios. A iniciativa marca a entrada definitiva do evento no segmento corporativo e busca atrair gestores e compradores estratégicos, ampliando o fluxo turístico mesmo na baixa estação.

Para Claudio Junior, da organização, esse movimento reforça a vocação do Ceará como hub: “Além de lazer, queremos consolidar o estado como destino de eventos e negócios. Isso muda a curva de sazonalidade e movimenta o setor o ano inteiro”.

Impacto antes, durante e depois

Além de visibilidade, o BTM gera impacto econômico direto para o Ceará. Antes mesmo do evento, já há contratação de empresas locais e mão de obra cearense — incluindo mais de 50 promotoras, parte delas bilíngues. A feira deve bloquear cerca de mil leitos em hotéis da capital, com uma média de 700 hóspedes confirmados na edição anterior.

Durante o evento, a circulação de profissionais gera receita para bares, restaurantes, hotéis, orla e serviços, injetando ISS no município. Já o impacto posterior ocorre quando agentes e operadores nacionais e estrangeiros retornam aos seus mercados com o “produto Ceará” na prateleira.

Conforme os organizadores, a seleção dos expositores e compradores segue um levantamento preciso das principais operadoras regionais e internacionais. A curadoria garante não só volume de negócios, mas também retorno em fluxo turístico.

Conectividade aérea e rodadas estratégicas

O Ceará já vive o melhor momento no fluxo turístico desde a pandemia. Em maio, o estado bateu recorde histórico de turistas, com alta de 16% em relação a 2024.

A Gol deve adicionar mais de 20 mil assentos mensais a partir do segundo semestre, e a Latam também amplia voos. Atualmente, o Estado mantém rotas internacionais com Air France (Paris, Caiena), Gol (Buenos Aires, Miami, Orlando), Latam (Santiago, Lisboa) e TAP (Lisboa diária). Há negociações para abertura de novas rotas com Copa Airlines, Lufthansa, Avianca e empresas low-cost da América do Sul.

Além disso, o BTM realizará duas rodadas de negócios — uma nacional e uma internacional — reunindo mais de 200 agentes e 20 grandes expositores. A estrutura envolve operação logística com cerca de 20 ônibus, vans executivas e receptivo personalizado.

Estrutura local e parcerias

Organizado pela BBC Eventos com apoio da Embratur, Governo do Ceará, Prefeitura de Fortaleza e trade local, o BTM tem como diferencial o uso quase exclusivo de fornecedores cearenses. Empresas como Stand Show, Inovar, Luminar Eventos, Santa Grelha e Capuccina Comunicação integram a produção desde as primeiras edições.

A programação inclui ainda eventos paralelos de peso institucional — como Fornatur (Fórum Nacional de Secretários Estaduais), Anceditur (Associação Nacional de Dirigentes Municipais), Visite Orlando, ABAV Norte-Nordeste e o Observatório do Turismo.

A edição de 2024 teve 170 estandes com representantes de 11 países e 20 estados. Em 2025, a meta é superar todos os números e consolidar o Ceará entre os dois maiores encontros de turismo do país.

Produtos brasileiros, como café e suco de laranja, puxam alta da inflação nos EUA | O POVO News

Mais notícias de Economia