Ceará terá novos voos para Montevidéu e Foz do Iguaçu pela Gol
A expansão da malha aérea da Gol foi anunciada nesta terça-feira, dia 15, no Palácio da Abolição
O Ceará terá voo direto para Montevidéu, no Uruguai, e para Foz do Iguaçu, no Paraná, pela Gol Linhas Aéreas. O anúncio oficial foi feito pelo governador Elmano de Freitas (PT) em evento com a companhia nesta terça-feira, dia 15, no Palácio da Abolição.
O início das vendas está previsto para agosto, com o começo da operação estimado até 28 de novembro. A frequência será semanal, tanto para Montevidéu como para Foz do Iguaçu.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Mais cedo, em entrevista à rádio O POVO CBN, o governador afirmou que as rotas nacionais são importantes também pelo fato de terem muita interação com as operações para o Exterior.
Além do chefe do Executivo, estão presentes no evento o secretário do Turismo, Eduardo Bismarck (PDT) e a vice-presidente do Jurídico e das Relações Institucionais da Gol, Renata Domingues da Fonseca Guinesi.
“Nós já alcançamos as metas de voos e de turistas de todos os anos antes da pandemia, salvo 2019. Mas, com o anúncio de hoje, nós estamos imaginando que vamos ultrapassar os dados que tínhamos de 2019, seja de turistas, seja de voos”, ressaltou.
Ele ainda elogiou a gestão do secretário do Turismo à frente da pasta, diante da habilidade de conversação com as companhias aéreas. “É uma disputa muito forte com os outros estados. Buscamos fazer disputa, mas, ao mesmo tempo, colaborar uns com outros. Os estados do Nordeste, especialmente”, complementou.
Leia mais
Em junho deste ano, Bismarck já havia adiantado ao O POVO a ampliação da malha aérea e destacou o bom histórico da Gol com o Estado, afirmando que antes da pandemia ela já chegou a realizar 25 operações diárias em Fortaleza.
“A gente quer conseguir fazer um planejamento, não só para agora. Estamos trabalhando com a previsibilidade de até dois anos, para haver um crescimento ainda neste ano, para as nossas férias de verão, e a permanência nos anos seguintes”, afirmou à época.
Agendas com companhias para rotas no Ceará
Dentre os encontros da Setur-CE que iniciaram no dia 7 de julho da semana passada, Bismarck registrou reuniões com companhias aéreas e operadoras de turismo visando aumentar o fluxo de turistas no Ceará.
Na aviação comercial, o registro do secretário do Turismo foi de negociações com Carlos Antunes, diretor para as Américas da TAP Air Portugal, no intuito de alinhar estratégias. A empresa tem atualmente voos todos os dias e diretos para Lisboa, mas já chegou a ter nove frequências semanais.
Outro diálogo se deu com a Copa Airlines, por meio do representante da empresa ara Brasil e América do Sul, Raphael de Lucca, apresentando o Estado em números. A empresa já teve duas frequências semanais na alta estação, para a Cidade do Panamá, partindo do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em 2019.
E como, nos últimos cinco meses, a Argentina alcançou o posto de segundo país que mais emite turistas para o Ceará, Bismarck relatou força-tarefa de participar de eventos promocionais com operadoras argentinas e companhias aéreas.
Apesar desta realidade, ele detalhou que, no entanto, mais da metade desses turistas chegam ao Ceará por meio de pelo menos uma conexão.
Frente a estes dados, também houve encontro, na semana passada, com Ivan Cadahia da Aerolíneas Argentinas, para mostrar o fluxo de turistas que já ocorre entre os destinos e também as oportunidades de negócio e turismo localmente.
Ainda foi alvo de conversas o Lufthansa Group, por meio de Katrin Dalibor, representante para Brasil e Américas da companhia.
O conglomerado composto por aéreas como a própria Lufthansa, Swiss, Austrian Airlines, Brussels Airlines, ITA Airways, Eurowings e Discover. Esta agenda foi para apresentar o Ceará como destino de turismo e de negócios.
Por último, dentre as empresas de aviação, o diretor de Operações da Air Canada no Brasil, Giancarlo Takegawa, recebeu o secretário do Turismo.
A ideia foi, além de apresentar os dados do Estado, mostrar que é possível facilitar a vinda e a ida de conterrâneos cearenses e brasileiros do Norte e do Nordeste que foram morar no Canadá ou que visitam familiares.
No Brasil, a Air Canada atualmente voa apenas para São Paulo diariamente e para o Rio de Janeiro em dias alternados. “O Ceará ainda é uma realidade distante nos planos da companhia, mas somente esse diálogo permanente pode nos manter no radar”, frisou Bismarck.
E a área de cruzeiros também foi prospectada. A visita última visita da semana passada foi marcada com a MSC, que é uma das principais companhias de navios de turismo (e de cargas) do mundo, e também é a que traz mais embarques para o Brasil durante a temporada de cruzeiros.
Para se ter ideia, na última temporada (2024/2025), a Setur contabilizou que o Ceará recebeu aproximadamente 20 mil turistas que desembarcaram no Porto do Mucuripe, em Fortaleza.
“Acredito que esse número pode ser ainda maior no Ceará, no Brasil, mas especialmente no Nordeste, onde podemos ter roteiros interligando nossos estados, bem como atraindo ainda mais paradas de navios do hemisfério norte que chegam e retornam para a temporada”, declarou o secretário.
O encontro foi com Marco Cardozo, da MSC no Brasil, com o representante da Cruise Lines International Association (Clia), Marco Ferraz, o representante da Abainfra que administra o terminal de passageiros em Fortaleza, além de Matheus Paixão, e o diretor de Infraestrutura da Companhia Docas do Ceará (Porto Mucuripe), Urbano Filho.
“Isso após entendimentos mantidos em reuniões anteriores como a do ministro do Turismo, Celso Sabino, com o Consórcio Nordeste, representado pelo presidente governador Rafael Fonteles, e as secretárias e secretários do Turismo dos nove estados, e a reunião online também do consórcio com a Clia.”
A ideia é superar o desafio em termos de crescimento nos números de passageiros cruzeiristas no Nordeste e no Brasil. “Com a perseverança nordestina e com o apoio dos governadores do Consórcio Nordeste, iremos buscar superá-los”, detalhou Bismarck.
(com informações de Carmem Pompeu e Fabiana Melo)
Voos internacionais no Ceará, em 2025
Veja 6 dicas infalíveis na hora de comprar passagens aéreas
Mais notícias de Economia
Confira os assuntos econômicos no Ceará, no Brasil e no Mundo
Acompanhe mais notícias de Economia no Linkedin do O POVO
Siga o canal de Economia no WhatsApp para ficar bem informado
Veja dicas rápidas sobre Educação Financeira no Dei Valor