Edital de até US$ 265 mil para soluções urbanas é lançado em Fortaleza
O projeto será para a área do Grande Siqueira e selecionará até três propostas de empresas ou organizações
A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), lançou um edital de US$ 265 mil para propostas de mobilidade urbana nesta segunda-feira, 30, para a área do Grande Siqueira.
O público-alvo são empresas e organizações da área de inovação e tem como objetivo desenvolver soluções inovadoras para os diversos modos de transporte, com foco na redução dos desafios enfrentados por regiões com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Serão selecionadas até três propostas, com o apoio da Toyota Mobility Foundation (TMF) e do WRI Brasil. Conforme os dados apresentados no edital, o tempo médio de deslocamento casa-trabalho para moradores da periferia pode ser até 60% maior do que para aqueles em áreas centrais.
Além disso, a disponibilidade de transporte público em regiões periféricas é 30% menor, com tempos de espera prolongados e cobertura reduzida. Modos como a bicicleta, embora muito utilizados por classes de menor renda, enfrentam desafios de infraestrutura e segurança.
Leia mais
“A Citinova está comprometida em promover inovações que melhorem a qualidade de vida da população, especialmente nas áreas mais vulneráveis da cidade. Esta chamada é um passo importante para que startups e empresas de inovação contribuam ativamente para a transformação da mobilidade urbana em Fortaleza”, afirmou presidente da Citinova, Odilon Aguiar.
Qual a ideia do edital?
A região do Grande Siqueira inclui os bairros Bonsucesso, Bom Jardim, Canindezinho, Conjunto Ceará I e II, Granja Lisboa, Granja Portugal, Pq. São José, Siqueira e Vila Peri.
As propostas devem ser sustentáveis (financeira, social e ambientalmente) e incluir grupos vulnerabilizados, como Pessoas com Deficiência (PcDs), idosos, crianças e gestantes. Também devem abordar um ou mais dos seguintes eixos de atuação:
- Conectividade Multimodal
- Melhoria da Experiência de Viagem
- Sustentabilidade e Tecnologias Limpas
- Igualdade de Gênero na Mobilidade
- Redução dos Custos de Deslocamento
- Infraestrutura e Operação de Mobilidade
- Acessibilidade Universal
Quem pode participar e como se inscrever?
O edital é direcionado a potenciais inovadores, incluindo fornecedores de soluções de mobilidade (startups ou empresas consolidadas), empreendedores (startups de base tecnológica, MEIs, microempresas e empresas de pequeno porte), e pesquisadores (profissionais ligados a universidades, institutos ou centros de pesquisa), desde que vinculados a uma entidade elegível.
A participação está aberta a entidades com ou sem fins lucrativos, formalmente constituídas no Brasil e com CNPJ válido e ativo. Todos os integrantes das entidades devem ser maiores de 18 anos.
Outro ponto é que as inscrições podem ser feitas individualmente (por uma entidade com CNPJ válido) ou em equipe (duas ou mais entidades em parceria). Em caso de inscrição em equipe, uma das entidades será designada como responsável.
Em ambas as modalidades, um coordenador de projeto, obrigatoriamente brasileiro, deve ser indicado para gerenciar todas as fases da participação. As inscrições devem ser submetidas via plataforma online do Desafio Mobilidade Cidadã.
Cronograma
- Período de inscrições: 30 de junho a 27 de julho
- Sessão de perguntas e respostas on-line: 11 de julho
- Anúncio dos finalistas: 31 de julho
Mais notícias de Economia
Confira os assuntos econômicos no Ceará, no Brasil e no Mundo
Acompanhe mais notícias de Economia no Linkedin do O POVO
Siga o canal de Economia no WhatsApp para ficar bem informado
Veja dicas rápidas sobre Educação Financeira no Dei Valor