Obras dos espigões da Beira-Mar começam em julho, diz consórcio
Projeto liderado por Beach Park e Social Clube aguarda liberação final dos alvarás da Prefeitura para começar construção do Píer Ideal, com investimento de R$ 23 milhões
O início das obras dos espigões da Avenida Beira-Mar de Fortaleza foi confirmado para julho de 2025. A informação é do Consórcio Pier Beira-Mar, formado pelas empresas Beach Park e Social Clube, que aguarda apenas a liberação dos alvarás por parte da Prefeitura de Fortaleza para dar início à execução da primeira estrutura, o Píer Ideal. O investimento previsto é de R$ 23 milhões.
A proposta é transformar os espigões em pontos de lazer, gastronomia e convivência à beira-mar. A concessão, assinada em agosto de 2023, é válida por 16 anos e envolve os espigões da Rui Barbosa e da Desembargador Moreira, que juntos somam mais de 8 mil m² de área útil.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Espaços para lazer, turismo e integração urbana
A revitalização inclui três restaurantes de médio e grande porte, além de espaços como carrossel, torre de queda livre, fonte interativa, quiosques e lanchonetes. A operação será dividida entre as duas empresas do consórcio: o Beach Park ficará responsável pelo espigão da Desembargador Moreira, enquanto o Grupo Social Clube comandará o da Rui Barbosa.
O secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Antônio José Mota, confirmou à rádio O POVO CBN, em fevereiro deste ano, a presença de marcas consolidadas do setor gastronômico de Fortaleza nos novos equipamentos, como o Santa Grelha, o Ryori, e o La Pasta Gialla.
Próximos passos e impacto local
Ainda não há confirmação sobre o cronograma oficial de execução nem sobre as possíveis interdições na orla durante as obras. A expectativa do consórcio é entregar os espaços de forma escalonada, com intervalos de seis meses entre as fases, ao longo de dois anos.
A Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) informa que o processo de concessão do Consórcio Pier Beira-Mar, assim como a assinatura do contrato, foi iniciado ainda na gestão anterior da Prefeitura de Fortaleza.
No entanto, destaca que o processo junto à Seuma para emissão das diretrizes, licenças urbanísticas e ambientais necessárias ao empreendimento foi formalmente iniciado em março deste ano, já sob a atual gestão.
(colaborou Maria Clara Moreira/Especial para o OPOVO)
Quais medidas preventidas são orientadas para quem vai fazer turismo de aventura? | O POVO News
Mais notícias de Economia
Confira os assuntos econômicos no Ceará, no Brasil e no Mundo
Acompanhe mais notícias de Economia no Linkedin do O POVO
Siga o canal de Economia no WhatsApp para ficar bem informado
Veja dicas rápidas sobre Educação Financeira no Dei Valor