Vazamentos de dados: o que fazer para proteger suas senhas
Dados incluem acessos a contas da Apple, Facebook e Google; especialista alerta para riscos ampliados com uso da inteligência artificial
Com 16 bilhões de senhas expostas, o megavazamento identificado pela CyberNews pode ter aberto portas para o maior risco de acesso indevido da história da internet.
Segundo o colunista de Tecnologia do O POVO e Rádio O POVO CBN, Hamilton Nogueira, o que torna o caso tão grave é não apenas a quantidade de dados, mas o tipo de acesso que oferecem — incluindo redes privadas virtuais (VPNs), usadas por empresas e órgãos de imprensa. “Ter acesso a uma VPN pode significar entrada em centenas ou milhares de servidores. É muito mais do que uma conta de e-mail”, alerta.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Diante disso, a recomendação é partir do princípio de que as credenciais já estão comprometidas. “Você precisa ter uma postura de começar do zero. Fazer varredura nos dispositivos, trocar senhas e revisar todos os filtros de segurança.” Para o especialista, o uso do duplo fator de autenticação se tornou obrigatório: “É o novo filtro solar, ninguém pode ficar sem.”
Leia mais
O cenário se complica ainda mais com o avanço da inteligência artificial, que permite a criação de golpes mais convincentes e sofisticados. “Antes, alguém simulava um sequestro com uma mensagem. Agora, com IA, é possível forjar uma voz perfeita, uma imagem realista. Isso potencializa o crime digital”, explica. Para ele, a privacidade total já não existe. O essencial é agir com consciência e proteção constante, tanto no uso pessoal quanto no ambiente corporativo.
Entre as medidas imediatas recomendadas por especialistas estão:
- Uso de senhas fortes e diferentes para cada plataforma;
- Ativação da autenticação em dois fatores;
- Atualização frequente dos dispositivos;
- Checagem regular de possíveis vazamentos em sites como Have I Been Pwned;
Além disso, evitar clicar em links suspeitos, manter antivírus atualizados e desconfiar de mensagens urgentes ou fora do padrão continua sendo essencial para não cair em golpes.
A orientação é clara: mais do que reação, a proteção digital exige hábito, prevenção e atenção constante.
Dados de 16 bilhões de contas são vazados; usuários da Apple, Facebook e Google são afetados
Mais notícias de Economia
Confira os assuntos econômicos no Ceará, no Brasil e no Mundo
Acompanhe mais notícias de Economia no Linkedin do O POVO
Siga o canal de Economia no WhatsApp para ficar bem informado
Veja dicas rápidas sobre Educação Financeira no Dei Valor