Programa apresenta plano estratégico para a mandiocultura de Salitre no Ceará
A Cidade é a maior produtora de mandioca do Estado e foi identificada pelo Impulsiona Ceará como Arranjos Produtivos Locais (APL)
O município de Salitre, no Cariri, distante 572,7 km de Fortaleza, terá seu potencial na mandiocultura analisado em plano estratégico realizado pelo Impulsiona Ceará, que visa atualizar e efetivar a política de desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais (APL).
A Cidade, com uma produção de mais de 160 mil toneladas de mandioca em 2022, é a maior produtora do Estado, que está entre os dez maiores cultivadores da planta no Brasil. Ela foi considerada uma APL, pois concentra agrupamentos de empresas que atuam nesse setor econômico.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
No levantamento realizado pelo Impulsiona Ceará, que será oficialmente entregue e apresentado nesta sexta-feira, 23, foram entrevistados 64 produtores.
Segundo o apurado, a mandiocultura da região possui um caráter tradicional, sendo uma atividade transmitida entre gerações. Dos produtores, 51% são agricultores familiares e 29% são formalizados, destes, 93% se caracterizam como microempresa rural.
Leia mais
Além disso, há uma predominância de uma produção semi-industrial (79% das casas de farinha) e dificuldade de acesso à energia elétrica trifásica, que permite fluxo contínuo e mais eficiente de energia.
O plano estratégico também apresenta sugestões para fomentar a cadeia produtiva da região, dentre elas estão:
- Realizar programas de treinamento focados em processos de industrialização e melhoria contínua
- Ampliar a infraestrutura energética de Salitre
- Fomentar parcerias com instituições de pesquisa para o desenvolvimento de técnicas sustentáveis e inovadoras