IPVA 2025: 4ª parcela do imposto no Ceará vence nesta sexta-feira, 9
Contribuintes devem quitar o valor para evitar juros e multas; pagamento pode ser feito via Pix, aplicativo e em redes bancárias credenciadas
Se você tem um veículo registrado no Ceará e optou pelo parcelamento do IPVA 2025, atenção: a quarta parcela do imposto vence nesta sexta-feira, 9 de maio.
O alerta é da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-CE), que reforça a importância de realizar o pagamento dentro do prazo para evitar juros e multas.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Como emitir o boleto
Para pagar, é preciso emitir o Documento de Arrecadação do Estado (DAE). Isso pode ser feito de forma rápida no site da Sefaz-CE (www.ceara.gov.br) ou no aplicativo gratuito “Meu IPVA”, disponível para celulares Android e iOS.
Na hora de gerar o boleto, o sistema solicitará o número do chassi ou a placa do veículo e o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). O contribuinte pode escolher entre:
- “Imprimir Carnê” – com todas as parcelas já calculadas;
- “Imprimir Saldo Devedor” – caso queira quitar o valor total restante de uma vez.
Quem tem direito a desconto
Se você participa do programa Sua Nota Tem Valor e acumulou pontos no ano passado, pode ter até 5% de desconto no valor do IPVA. Mas atenção: o benefício só vale se o pagamento for feito até o vencimento.
Onde pagar
O pagamento pode ser realizado nos seguintes bancos:
- Caixa Econômica
- Banco do Brasil
- Bradesco
- Banco do Nordeste
- Santander
- Itaú
- Casas lotéricas
Também é possível pagar via Pix, com o QR Code gerado pelo sistema da Sefaz, em qualquer banco. Quem preferir pode ainda usar cartão de crédito (Banco do Brasil ou Bradesco), com possibilidade de parcelamento (sujeito a taxas das operadoras).
Atendimento e dúvidas
A Sefaz disponibiliza atendimento virtual pelo WhatsApp: (85) 3108-1404. Verifique se o número tem o selo verde de verificação, para garantir que é um contato oficial.
Por que é importante pagar o IPVA em dia?
O IPVA é uma das principais fontes de arrecadação do estado. O valor pago pelos motoristas ajuda a financiar serviços públicos essenciais, como saúde, educação, segurança e infraestrutura.
Copom eleva Selic a 14,75% e atingem maior nível desde 2006
Mais notícias de Economia
Confira os assuntos econômicos no Ceará, no Brasil e no Mundo
Acompanhe mais notícias de Economia no Linkedin do O POVO
Siga o canal de Economia no WhatsApp para ficar bem informado
Veja dicas rápidas sobre Educação Financeira no Dei Valor