Ceará tem segunda maior expansão industrial do País no acumulado de 2024

Na passagem de setembro para outubro, o Ceará ficou entre os quatro principais avanços do Brasil, segundo a Pesquisa Industrial Mensal (PIM)

A expansão da produção industrial cearense foi a segunda maior do País no acumulado de janeiro a outubro deste ano, atingindo 8,6%. Ficou atrás apenas do Rio Grande do Norte, com 10,6%.

Nacionalmente, a alta da indústria foi de 3,4%, com resultados positivos em todos os 18 locais pesquisados.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 13 de dezembro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na Pesquisa Industrial Mensal (PIM).

Na passagem de setembro para outubro, o Ceará ficou entre os quatro principais avanços do Brasil. No período, a produção industrial nacional caiu 0,2%, na série com ajuste sazonal, com quatro dos 15 locais pesquisados apresentando taxas negativas.

Assim, os maiores recuos mais foram no Rio Grande do Sul (-1,4%) e Rio de Janeiro (-1,3%). Já Pará (7,0%), Mato Grosso (4,6%), Paraná (3,7%) e o Estado (3,5%) apontaram os crescimentos mais intensos.

Com isso, o Ceará eliminou parte da queda de 5,2% verificada em setembro deste ano.

No confronto com outubro de 2023, a indústria brasileira mostrou crescimento de 5,8%, com 16 dos 18 locais pesquisados apontando resultados positivos. Vale citar que outubro de 2024 (23 dias) teve dois dias úteis a mais do que igual mês do ano anterior.

Dentro deste cenário, o Ceará (8,5%) demonstrou taxas positivas mais intensas do que a média nacional.

Analisando os resultados do segundo quadrimestre do ano e o período setembro-outubro de 2024, ambas as comparações contra iguais períodos do ano anterior, 13 dos 18 locais pesquisados mostraram ganho de dinamismo, acompanhando, assim, o movimento observado no total nacional, que passou de 2,6% para 4,6%. 

Porém, este não foi o caso do Ceará, que passou de 10,1% para 7,5%, representando uma das principais perdas entre os dois períodos.

E no acumulado dos últimos 12 meses, o País saltou 3% no encerrado em outubro de 2024. Segundo a pesquisa, isso mostra intensificação no ritmo de expansão frente aos resultados dos meses anteriores.

Foram 17 dos 18 locais pesquisados que registraram taxas positivas nesta base de comparação, mas somente 11 apontaram maior dinamismo frente aos índices de setembro último.

O Ceará registrou alta de 7,7% na produção industrial no período, acima do apontado no mês imediatamente anterior, que foi de 7,3%.  

Tributária: veja os pontos essenciais para melhorar nosso sistema de cobrança

Mais notícias de Economia

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Empresas indústria

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar