Alta do PIB do Ceará para 2024 é projetada em 4,41%, segundo Ipece

Caso a previsão para o fim deste ano se concretize, o resultado ficará acima das expectativas para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, estimado em 2,96%. Estado cresceu 6,48% no primeiro semestre

A projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará para fechar o ano é de crescimento de 4,41%, ficando acima das expectativas de alta projetada para o do País, que atualmente gira em torno de 2,96%.

Essa não é a  primeira perspectiva para o PIB cearense. Em dezembro de 2023 se falava que ele fecharia em 1,91%, passando para 2,31% em março e de 3,16% na revisão de junho.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Vale frisar que em todas estimativas, os índices foram maiores que os brasileiros, de 1,50%; 1,78%; 2,08% e de 2,96%, respectivamente.

Considerando todo o primeiro semestre de 2024, a economia do Estado fechou em 6,48% e nos últimos quatro trimestres em 5,10%.

Mais uma vez todos os resultados ficaram acima do Brasil, de 2,9% e de 2,5%, respectivamente.

Os dados foram apresentados nesta quinta-feira, 26 de setembro, na sede do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), ligado à Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) do governo estadual.

Na ocasião, foram detalhados os números da economia cearense, em relação à produção de riquezas no Estado, adiantados na quarta-feira, 25, pelo governador do Estado, Elmano de Freitas (PT).

Em live, ele revelou que o crescimento do PIB cearense no segundo trimestre de 2024, de 7,21%, foi mais que o dobro do nacional (3,3%), na comparação com igual período de 2023. 

Frente à passagem do primeiro trimestre para o segundo de 2024, a elevação observada foi de 1,94%, superando a nacional (1,4%) novamente.

E dentre todos os estados do Nordeste, o desempenho do Ceará se mostra o melhor na base de comparação com o segundo trimestre de 2023, pois olhando os outros estados pujantes Bahia cresceu 2,2% e Pernambuco 4,1%.

Comportamento dos setores no PIB do Ceará

Durante a apresentação no Ipece foram destrinchados os comportamentos dos setores que compõem o PIB  e o melhor resultado no Ceará, no segundo trimestre de 2024, na análise do valor adicionado, ficou com a Agricultura, que apresentou desempenho de 32,52% ante o segundo semestre de 2023.

Mas foi frente a uma base de comparação muito baixa, pois havia caído 7,84% em igual época do ano passado. Recuou ainda no 3ºT2023 (-8,02%) e no 4ºT2023 (-4,74%). Subindo apenas 2,07% no começo de 2024.

E diante do Brasil o Estado superou neste setor, pois o País apresentou queda no segundo semestre (-2,9%).

Já a indústria, com 9,93%, continuou a crescer, quando já vinha em uma sequência de elevações desde o quarto trimestre de 2023: 8,97%, 12,83% (1T2024). No segundo trimestre do ano passado a queda do setor foi de 3%.

Resultado industrial de abril a junho foi acima do nacional também, que ficou em de 3,9%.

Em seguida, no segundo trimestre, veio o salto do setor de serviços, com índice de 4,48%, enquanto o nacional foi 3,5%.

Ao analisar as taxas de crescimento do valor adicionado por setores no segundo trimestre de 2024 em relação ao primeiro trimestre do mesmo ano, o PIB cearense, que fechou em 1,94%, foi impulsionado pelo desempenho da agropecuária, com 19,63%, bem acima da nacional, de -2,3%.

Depois veio serviços, com 1,12%, também acima do Brasil, de 1%, e indústria, com 0,29%, abaixo do resultado nacional, de 1,8%.

Análises: entenda o que dizem sobre o PIB do Ceará

Na análise dos resultados sobre o PIB do Ceará, Alexandre Sobreira Cialdini, titular da Seplag-CE, afirmou que o número de 7,21% no segundo trimestre de 2024 demonstra que a economia cearense vem tendo um excelente desempenho, superando as expectativas

“No decorrer do Governo Elmano este crescimento foi de 5,10%, pouco mais que o dobro do crescimento do PIB nacional, de 2,5%. As políticas governamentais adotadas nessa trajetória estão refletindo estes resultados, que convergem com o crescimento da taxa de investimento do estado, que foi em torno de R$ 2,13 bilhões de janeiro a agosto deste ano”, declarou.

Já para o diretor Geral do Ipece, Alfredo Pessoa, o desempenho do PIB cearense, tanto no primeiro como no segundo trimestre de 2024, evidencia que neste ano o índice estadual deve crescer ainda mais, o que representa maior número de emprego, mais desenvolvimento econômico.

Além deles, o momento de detalhamento do PIB contou ainda com participação os titulares da Diretoria de Estudos Econômicos (Diec), Ricardo Pereira; da Diretoria de Estudos de Gestão Pública (Digep), Fábio Montenegro, e da Diretoria de Estudos Sociais (Disoc), José Meneleu Neto. 

E a elaboração do PIB foi realizada pelos analistas de Políticas Públicas Nicolino Trompieri Neto, que coordenou a equipe, Witalo Paiva; Alexsandre Lira e José Freire Júnior, e por Cristina Lima, assessora Técnica, todos integrantes da Diec.

Quais são os estados que calculam o PIB

Além do Ceará, mais dez estados calculam o indicador que mostra a tendência do desempenho da economia no curto prazo, e que utilizam a mesma ponderação das Contas Regionais:

  • Alagoas
  • Amazonas
  • Bahia
  • Espírito Santo
  • Goiás
  • Minas Gerais
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio Grande do Sul

A avaliação é realizada com base nos resultados dos três setores, agropecuária, indústria e serviços e desagregados por suas atividades econômicas.

O PIB indica somente uma tendência de crescimento ou arrefecimento da economia.

Além disso, as informações e resultados são preliminares e sujeitos a retificações, quando forem calculadas as Contas Regionais definitivas, em conjunto com o IBGE e as 27 Unidades da Federação.

Veja: Presidente Lula comemora resultado do PIB

Mais notícias de Economia

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Indústria Serviços Agronegócio

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar