55,4 mil contribuintes caíram na malha fina no Ceará
Receita lança nova versão de aplicativo para contribuinte resolver a situação
No Ceará, 55.405 contribuintes caíram na malha fina do Imposto de Renda deste ano, de acordo com dados da Receita Federal.
O número corresponde a 5,29% das 1.046.993 declarações enviadas no Estado.
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Ao todo, no Ceará, 651.192 pessoas têm imposto a restituir, 188.477 têm imposto a pagar e 207.292 não tem o que pagar nem restituir.
No parâmetro nacional, 2.002.533 declarações foram entregues fora do prazo. O valor é relativo a 4,46% das 44.877.079 declaradas.
Do total das declarações retidas, 27.060.878 pessoas têm imposto a restituir, 9.289.555 a pagar e 8.481.767 estão com saldo zero.
Imposto de Renda: novo versão de sistema agiliza requerimentos para processo de malha fina
A Receita Federal disponibilizou a nova versão do sistema Requerimentos Web (antigo e-Defesa).
O novo modelo tem o objetivo de facilitar a abertura de requerimentos para contribuintes pessoa física que tenham recebido notificação de lançamento após terem caído na malha do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).
A atualização inclui serviços como "Solicitar Retificação de Lançamento" e de "Impugnar Parcialmente ou Impugnar Totalmente a Notificação de Lançamento".
Outra atualização é que o contribuinte poderá assinar seu requerimento digitalmente e anexar a documentação comprobatória das alegações em um único sistema.
Após a entrega totalmente on-line do requerimento, a pessoa receberá o número do processo digital criado que permitirá acompanhá-lo pelo site da Receita.
Para utilizar o serviço de requerimentos online, os contribuintes devem acessar o portal e-CAC, selecionar a opção "Legislação e Processo" e, em seguida, clicar em "Requerimentos Web".
Também, com a nova versão, foi possível implementar outros sistemas e serviços do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), como o e-Processo, e-Assina e Procurações.
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De acordo com Cláudia Maria de Andrade, gestora do sistema Requerimentos Web da Receita Federal, a nova versão foi totalmente reformulada, buscando a melhoria da prestação de serviço para o cidadão, além de evoluir em termos de usabilidade e navegabilidade.
Para Lívia Maria Lopes Nunes, gerente do Serpro, empresa pública de tecnologia do Governo Federal que liderou a equipe de desenvolvimento responsável pela entrega da nova versão, o modelo marca evolução de uma solução pensada e projetada para atender as necessidades da RF e da sociedade.
"A equipe trabalhou de forma árdua e incansável para entregar uma solução de qualidade que gerasse valor para o cliente", ressalta.
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