A ideia é a Presidência do BNB ficar com o Ceará, diz líder do governo

José Guimarães (PT) comentou em entrevista ao jornalista e editor-chefe de Política do O POVO, Érico Firmo, na rádio O POVO CBN e CBN Cariri

A mudança de Presidência do Banco do Nordeste (BNB) é iminente. A ideia é que o cargo fique com o Ceará, enquanto as diretorias sejam distribuídas entre outros estados.

A afirmação é do líder do governo Lula na Câmara, José Guimarães (PT), em resposta ao jornalista e editor-chefe de Política do O POVO, Érico Firmo, em entrevista à rádio O POVO CBN e CBN Cariri.

Até o momento, conforme adiantou a colunista do O POVO, Lêda Maria, o nome feminino para presidir o Banco do Nordeste, que foi ventilado pela coluna, é de Silvana Parente.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ela é integrante da diretoria da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), funcionária do banco por 24 anos, onde criou o Crediamigo, grande oferta para os microempresários, apoiado pelo Banco Mundial.

Ela é doutora em Economia pela Universidade Federal do Ceará, com mestrado em Economia Rural. Mas, apesar de ser um nome qualificado e ter o aval do ex-governador Camilo Santana, hoje ministro da Educação, os tigres pelo poder estão à caça desta presidência.

Procurada pelo O POVO, Silvana Parente frisa que não quer se manifestar sobre o assunto.

Atualmente, o presidente do BNB é o pernambucano José Gomes da Costa, funcionário de carreira da instituição há 39 anos. Ele era diretor Financeiro e de Crédito do BNB e chegou a assumir como interino no cargo no dia 17 de janeiro de 2022. 

Somente foi efetivado em agosto do ano passado, quase sete meses depois, quando o Conselho de Administração do Banco do Nordeste deliberou a respeito.

Indicado do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, o nome deJosé Gomes da Costa chegou a enfrentar resistências do ex-presidente Jair Bolsonaro após vir à público de que ele havia sido filiado ao PT no passado.

Ele entrou no lugar do até então interino Anderson Possa, que ficou por quatro meses na gestão, já para substituir outro presidente do BNB, Romildo Rolim, deposto do cargo também por influência política.

Rolim saiu em setembro de 2021, após pressão de Costa Neto, que chegou a fazer até vídeo contra a gestão no BNB. 

O POVO procurou o Banco do Nordeste sobre a declaração de José Guimarães e foi informado, pela Assessoria de Comunicação, que não conseguiram retorno do presidente, pois ele está em viagem à Paraíba.

Veja a entrevista na rádio O POVO CBN e CBN Cariri a partir do minuto 37

 

Currículo

José Gomes da Costa é graduado em Economia com mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Também possui MBA em finanças pela Escola de Economia do Rio de Janeiro, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e formação em “banking”, pela Escola de Administração de São Paulo, também da FGV.

Mais notícias de Economia

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

bnb banco do nordeste jose guimaraes pt presidencia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar