No último dia de agenda como governador, Camilo inaugura Aeroporto de Sobral

Aeroporto Regional de Sobral foi batizado Luciano de Arruda Coelho. Segundo o prefeito Ivo Gomes, Anac deve homologar o equipamento em até dois meses

No seu último dia de agenda oficial como governador do Ceará, Camilo Santana (PT) inaugura nesta sexta-feira, 1° de abril, o Aeroporto Regional de Sobral. Construído com recursos do Tesouro Estadual, o equipamento foi batizado Luciano de Arruda Coelho. Segundo o prefeito Ivo Gomes (PDT), Anac deve homologar o equipamento em até dois meses.

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

O Aeroporto de Sobral tem pista com 1,8 km, suficiente para pousos e decolagens de aeronaves de médio porte e atende às necessidades da aviação comercial brasileira, para aviões com mais de 200 passageiros. O equipamento ocupa espaço de 2 mil m². Há ainda uma área de 180 hectares para receber empreendimentos. Conforme o titular da Secretaria de Infraestrutura, Lúcio Gomes, foram 300 trabalhadores empregados na construção e foi feita a recomendação para contratação de pessoas da região.

Em seu pronunciamento na solenidade de inauguração do novo aeroporto, o governador lembrou que no início do projeto aguardou recursos do Governo Federal e uma parceria com o setor privado, mas sem sucesso. "Mas devido a importância do equipamento para a região Norte do Estado, a região já carecia de um aeroporto que pudesse ter voos comerciais para a região. E hoje nós entregamos um belo equipamento, com terminal de passageiros e pista de 1,8 km todo no padrão exigido pela Anac. Já solicitamos a regulamentação para que a gente possa criar voos para cá".

O prefeito de Sobral ainda destaca que, enquanto a homologação da Anac para o novo aeroporto não vem, o aeroporto antigo segue funcionando. "O governo do estado vai negociar com empresas aéreas os voos comerciais que partirão/chegarão daqui. A ideia é começar com voos regionais, integrando-os com voos nacionais. O aeroporto foi construído com 100% de recursos do governo do estado. E, por isso, pertence a ele. Ele fica localizado a 13km do centro de Sobral. Na estrada de Santana do Acaraú, na altura do distrito de Patriarca", elenca o prefeito em postagem nas redes sociais.

"Esse equipamento vai nos trazer um novo tempo de desenvolvimento, tornando nossa cidade ainda mais propícia para novos negócios, empregos e muito mais", completa o prefeito. A contratação de pessoal para a operação do aeroporto será definida pela empresa que assume a gestão do aeroporto e Governo do Estado.

Camilo ainda falou sobre as negociações para anúncio de voos para o novo aeroporto. O que se especula é que primeiro serão anunciados voos regionais para só depois virem os voos nacionais. O governador enfatizou que as conversas com as companhias aéreas já estão em andamento. "Temos conversado com companhias aéreas nacionais para criarmos voos com destino a Sobral, assim como criamos para Jericoacoara e Aracati. Esse é um trabalho que vai ser dado continuidade pelo Governo, mas tenho certeza que esse equipamento traz desenvolvimento e oportunidades".

Veja como resgatar R$ 31,5 bilhões em dinheiro esquecido | Dei Valor

PODCAST VOO 168 BASTIDORES

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

aeroporto de sobral ivo gomes camilo santana aeroporto aviacao tesouro estadual governo do estado

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar