Porto do Pecém inaugura 3 novas áreas para paradas de navios e prevê aumento na movimentação portuária

O complexo estima um ganho de capacidade na movimentação portuária e um maior nível de segurança nas operações com a utilização das três novas áreas de fundeio

O Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, Ceará, divulgou nesta terça-feira, 31 de agosto, o início das operações de três novas áreas de fundeio para navios que desejam atracar no complexo portuário. As áreas atuam como uma espécie de "estacionamento" para os navios e detém autorização e reconhecimento da Marinha do Brasil. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

As novas áreas permitem que "os navios possam lançar âncora e aguardar a vez na sequência de atracação ou ainda realizar operações com tripulantes ou cargas de forma reconhecida pelos órgãos anuentes", conforme anúncio do Porto.

Com a ampliação, o completo portuário cearense passa de duas para cinco áreas de fundeio, o que permitirá uma gestão e logística de embarque e desembarque mais seguras para os navios cargueiros com exportações e importações no Ceará. O completo estima ainda um ganho de capacidade na movimentação portuária com a utilização das três novas áreas pelos navios

Os locais de fundeio integram as instalações portuárias do Pecém e além de atuarem como suporte logístico exercem ainda a função de dispositivo de segurança do terminal, conforme a Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar, de 1974, da qual o Porto do Pecém é signatário.

Caberá ao porto cearense a fiscalização e monitoramento das áreas de mar delimitadas para fundeio como forma de evitar o uso irregular das mesmas, incluindo o uso das regiões por embarcações não registradas na programação do Porto.  

"O Pecém passa, portanto, a ter uma maior área de aguardo para navios conteineiros ou ainda embarcações em situação de arresto/embargo ou quarentena", destaca o complexo portuário. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

porto do pecem novs area de fundeio pecem navios exportacoes ceara economia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar