Pague Menos fecha segundo trimestre com maior lucro líquido da sua história

De maio a junho deste ano, o lucro líquido ajustado foi de R$ 71,6 milhões, segundo dados divulgados nesta segunda-feira, 2, pela companhia. Vendas em loja tiveram alta de 20,6%

A rede de farmácias cearense Pague Menos fechou o segundo trimestre deste ano com lucro líquido ajustado de R$ 71,6 milhões. Alta de 683% em relação a igual período de 2020 e o maior resultado trimestral da sua história. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, 2. Segundo a companhia, o desempenho é resultado da melhora dos indicadores operacionais. Com alta de 20,6%, as vendas nas lojas fecharam o trimestre também com faturamento recorde, estimado em R$ 2 bilhões.

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No acumulado do ano, o lucro líquido foi de R$ 115,8 milhões, valor 20,6% superior ao registrado em todo o ano de 2020. “Os resultados evidenciam o salto no nível de rentabilidade alcançado pela empresa nos últimos trimestres. E os indicadores operacionais revelam nosso crescimento consistente alicerçado por operações e processos cada vez mais eficientes, centrados no cliente”, afirma Mário Queirós, CEO da Pague Menos.

Nos meses de abril a junho deste ano, o Ebitda ajustado (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) alcançou R$ 192,3 milhões. Aumento de 37,7% ante o resultado do segundo trimestre do ano passado. A margem Ebtida foi de 9,4%, incremento de 1,1p.p. em relação ao 2T20.

A companhia também acelerou o crescimento de vendas e registrou faturamento recorde de R$ 2 bilhões, alta de 20,6% em relação ao segundo trimestre de 2020, com incremento mesmas lojas de 19,7% e 18,9% em lojas maduras. A categoria de produtos de marcas próprias totalizou R$ 125,2 milhões em vendas no trimestre, aumento de 22,5% ante igual período do ano passado, representando 6,2% das vendas totais.

De acordo com a empresa, a alta performance das vendas é consequência da melhoria de indicadores operacionais. Um dos principais foi o índice de ruptura de estoques que reduziu 40%, em comparação a igual período de 2020. È o menor patamar em três anos com incremento de 6,6% no sortimento de itens vendidos.

"O resultado é fruto do contínuo aperfeiçoamento do algoritmo de reposição de produtos e aumento na frequência de abastecimento de lojas, além da diversificação da base de fornecedores e distribuidores. A média do período foi de 9,2 mil SKUs por loja, crescimento de 14% em relação ao 2T20".

No último trimestre, os investimentos somaram R$ 68,1 milhões. A maior parte direcionada para a expansão orgânica e reformas de lojas. Foram abertas seis lojas no trimestre, localizadas majoritariamente na região Nordeste. “Contamos com um conjunto de mais de 130 novos pontos aprovados, dos quais 80 com contratos assinados e em fase de implantação - e inauguração prevista para os próximos trimestres. É importante destacar que, mesmo com a aquisição do portfólio de lojas da Extrafarma, continuamos com muitas oportunidades mapeadas para a expansão orgânica, e por isso o ritmo de abertura de lojas não será afetado”, observa Queirós.

Dentro da proposta de ser um hub de saúde, a rede vem avançando na consolidação das suas lojas como postos de atendimento primário. O Clinic Farma, por exemplo, atingiu novo recorde: 760 mil atendimentos e adesão de 6,8% da base total de clientes. No acumulado do primeiro semestre, ultrapassou 1,4 milhão de atendimentos, crescimento de 74% sobre o registrado em todo ano de 2020.

O portfólio desses escritórios farmacêuticos também foi ampliado para 46 protocolos de saúde, com a inclusão de novos testes rápidos de influenza, anemia, parâmetros cardiovasculares, entre outros.

Aquisição Extrafarma

No dia 18 de maio a Pague Menos formalizou a aquisição da Imifarma Produtos Farmacêuticos e Cosméticos S.A. (Extrafarma) pelo valor de R$ 700 milhões (Enterprise Value).De acordo com a companhia, a aquisição é um marco importante na sua história recente, sendo o início de uma nova fase de crescimento. Com a transação, que está sob análise do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a Pague Menos se torna a segunda maior rede de farmácias do país em número de lojas. 

No primeiro trimestre de 2021, a Extrafarma com 402 lojas, distribuídas em 10 estados,  totalizou faturamento de R$ 2,1 bilhões em 2020.

No comunicado, a empresa informou que está focada no planejamento do processo da futura integração dos ativos da Extrafarma, de forma a maximizar a captura de sinergias. O objetivo é ter o mapeamento e o planejamento detalhado da futura integração para a geração de valor, tão logo obtida a aprovação do CADE e o closing da operação. "Respeitando as condições impostas pela legislação brasileira de defesa da concorrência, a Companhia estruturou um escritório de integração, que conta com um time de executivos seniores dedicados full time ao projeto, além de consultoria especializada e equipes de trabalho nas principais áreas de negócio"

 

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