Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

Morre o arquiteto Leonardo Fontenele, profissional que projetou o desenho do Acquario

O arquiteto tinha 58 anos e estava internado há 49 dias em um hospital de São Paulo. Leonardo deixa a viúva e uma filha de quatro anos
18:06 | Ago. 02, 2021
Autor - Samuel Pimentel
Foto do autor
- Samuel Pimentel Jornalista no OPOVO
Ver perfil do autor
Tipo Noticia

Morreu na noite desse domingo, 1º de agosto, o arquiteto e urbanista Leonardo Fontelene vítima de complicações de Covid-19. Ele tinha 58 anos e estava internado há 49 dias em um hospital de São Paulo. Leonardo deixa a viúva e uma filha de quatro anos. O POVO confirmou que o corpo do arquiteto será cremado em São Paulo.

Profissional reconhecido no mercado nacional e internacional, Leonardo chefiava a Imagic, que tinha escritórios em Fortaleza, São Paulo e Miami. No seu histórico profissional, o arquiteto assinava projetos importantes, como atrações dos parques da Disney, como também o complexo Ferrari World em Abu Dhabi, o brinquedo Acqua Circo do Beach Park e o Aquiraz Riviera. Mas, o mais conhecido pelo público cearense são os desenhos do Acquario do Ceará, na Praia de Iracema. O projeto nunca foi tirado do papel por imbróglios jurídicos.

Ex-atleta na juventude, Leonardo foi integrante da seleção cearense de polo aquático.

A morte de Leonardo foi lamentada pelo Instituto de Arquitetos Brasil-Departamento do Ceará (IAB-CE), que divulgou nota de pesar nas redes sociais. "Neste momento de pesar somos solidários aos familiares, amigos e colegas. Sentimos muito a perda de Leonardo Fontenele, somos gratos ao legado e aprendizado deixados."

Romeu Duarte, arquiteto membro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), destaca que, com a morte de Leonardo "apaga-se uma inteligência da arquitetura". Lembra ainda do polêmico projeto do Acquario e do projeto final que não tivemos acesso.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags