Pesquisa nacional de restaurantes mostra que empresários do setor avaliam mal os governadores

O Governo Federal é o único com mais aprovação do que rejeição: 50% dos empresários aprovam totalmente ou em parte, contra 42% que desaprovam e 8% neutros. Bolsonaro costuma não usar máscara e promover aglomerações. Governadores e prefeitos adotam medidas restritivas para tentar conter a disseminação do vírus

Pesquisa nacional divulgada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) aponta que três a cada quatro empresas do segmento possuem pagamentos em atraso, principalmente de impostos, 77% fecharam abril no prejuízo e que os governadores são os mais mal avaliados pelos empresários em relação à condução da pandemia.

LEIA TAMBÉM | Mesmo com anúncio de apoio do Estado, restaurantes alegam ameaça de corte no fornecimento de energia elétrica

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo a entidade, pressionados pela queda no faturamento nos primeiros meses do ano em função do fechamento forçado na maioria dos estados, bares e restaurantes acumulam dívidas. "A reabertura gradual ainda traz pouco alívio", revela pesquisa nacional da Abrasel, realizada no começo de maio em todo o Brasil.

O cenário que traz o levantamento é que quase metade dos estabelecimentos têm de fechar antes das 20 horas. "Com isso, 77% trabalharam no prejuízo em abril (contra 82% em março). O resultado é o atraso nos pagamentos, com 72% apresentando dificuldades para honrar compromissos, como impostos, aluguel, água/luz/gás e débitos com fornecedores".

Regras no Ceará

No Ceará, o decreto estadual determina que bares, restaurantes e barracas de praia funcionem das 10 às 21 horas, com 50% da capacidade de lotação.

Além disso, festas de qualquer natureza estão proibidas em ambientes fechados e abertos. Já músicas ambiente estão permitidas e há limitação de seis pessoas por mesa.

A regra é que também se limite atendimento a consumo no local ou viagem, sem permitir pessoas em pé, inclusive na calçada; com proibição de fila de espera na calçada; e utilização de filas de espera eletrônicas.

Se o empreendimento for dentro de shopping, o funcionamento é do meio-dia às 21 horas, com 50% de capacidade. E se for dentro de hotéis, pousadas e congêneres poderão funcionar normalmente para hóspedes, sendo admitido o atendimento de público externo, não hóspede, de segunda a domingo, das 10 às 21h.

Outros dados

Em relação aos salários, o levantamento nacional da Abrasel traz que quase metade dos empresários (49%) teve problemas para o pagamento da folha vencido em 5 de maio, contra 91% em abril.

A pesquisa também mostra baixa busca pelo crédito: 74% dos empreendedores dizem que farão um empréstimo do Pronampe quando o programa for reaberto. além disto, a grande maioria dos respondentes (88%) enquadra-se na categoria de micro ou pequena empresa.

Há apontamento também quanto à demora na publicação das medidas provisórias que permitem a redução de jornada ou suspensão de contrato de funcionários pelo Governo Federal. Dos entrevistados, 75% afirmaram ter demitido funcionários nos primeiros meses do ano.

Assim, não chega à metade os que pretendem colocar empregados em redução de jornada (44%) ou pensam em aplicar a suspensão de contrato (42%). "A medida permitida pelas MPs que tem mais adesão é o adiamento no pagamento do FGTS: 58% dizem que irão usar este recurso", traz o levantamento.

A entidade ainda mediu a avaliação dos governos pelos empreendedores. O resultado é que 76% desaprovam totalmente ou em parte as ações dos governos estaduais até agora na pandemia.

As prefeituras têm 66% de desaprovação. O Governo Federal é o único com mais aprovação do que rejeição: 50% dos empresários aprovam totalmente ou em parte, contra 42% que desaprovam e 8% neutros.

“Não nos surpreende esta má avaliação dos governadores e prefeitos, tantas foram as idas e vindas, o abre-fecha, as decisões arbitrárias e sem diálogo. Esperamos que isso melhore de agora em diante”, afirma Paulo Solmucci, presidente da Abrasel Nacional.

Medidas do Governo do Ceará para bares e restaurantes

O governador Camilo Santana (PT) sancionou uma série de medidas de apoio aos setores de restaurantes, bares e demais estabelecimentos de alimentação fora do lar no Ceará.

Umas delas é o pagamento das contas de energia de bares e restaurantes que constam em atraso durante o período da pandemia.

Também consta dentre as ações as isenções nas tarifas da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), que já beneficiaram mais de 597 mil imóveis residenciais e comerciais do setor de bares e restaurantes em todo o Ceará. Deste número, segundo o governo estadual, 379 mil clientes tiveram a conta zerada ou devolução de valores. Além disso, 218 mil residências em Fortaleza e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) tiveram suspensão da Tarifa de Contingência. 

VEJA MAIS | Camilo dá isenção de água, ICMS e IPVA para bares e restaurantes do Ceará 

Também houve cadastramento de profissionais desempregados do setor de bares, restaurantes e alimentação fora do lar para receber o auxílio financeiro no valor de R$ 1 mil. 

Governo Federal x estados e prefeituras

A condução da pandemia do presidente Jair Bolsonaro vai contra ações restritivas para conter o novo coronavírus. Para ele, poderá haver "infinitas ondas" de Covid-19 e há crítica a governadores e prefeitos por adotarem medidas de isolamento social, práticas recomendáveis para evitar a disseminação do vírus.

Bolsonaro, ao contrário do que determina a Organização Mundial da Saúde (OMS), costuma não usar máscara e promover aglomerações. 

Inclusive, seu governo enviará ação ao Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir para que governadores e prefeitos sejam obrigados a "justificar" as medidas restritivas na pandemia.

Decreto estadual 

O Ceará vai prorrogou o decreto de isolamento anunciado na sexta-feira, 14, sem avançar na flexibilização. Assim, a região de Fortaleza e de Sobral continuam com a ampliação do horário de funcionamento das atividades comerciais. Os demais municípios seguem horários e condições mais restritas como estabelecidas no decreto do começo de maio. Na região do Cariri, entretanto, haverá a recomendação de medidas ainda mais restritivas.

A decisão de recomendar que municípios do Cariri adotem medidas mais restritivas é baseada nos índices elevados da positividade dos casos, agora em 58% na região. A média do Ceará está em 30% puxada especialmente por Fortaleza, que registra queda no número de atendimento em emergências e UPAs.

Ao todo, 97 municípios cearenses continuam com medidas mais avançadas de reabertura, sendo 53 da macrorregião de Sobral e 44 de Fortaleza. Com a ampliação, o comércio de rua, os shoppings e os restaurantes tiveram o funcionamento ampliado, com capacidade de até 50% de ocupação de segunda-feira a domingo.

LEIA MAIS |

Com faturamento em baixa, índice de fechamento de bares e restaurantes no Ceará ultrapassa 50%, afirma Abrasel

Flexibilização avança nas macrorregiões de Fortaleza e Sobral, anuncia Camilo

 

Confira como fica os horários nas macrorregiões de Fortaleza e Sobral:

Educação

De forma presencial, estão autorizadas aulas práticas para o ensino superior, além de atividades extracurriculares escolares e cursos de artes, informática e idiomas.

Além das aulas presenciais já permitidas até o 9º ano com 50% da capacidade, o decreto anterior ampliou as atividades na mesma modalidade para aulas práticas em cursos de nível superior da área da saúde e cursos em andamento junto à Academia Estadual de Segurança Pública.

Comércio e serviços

Estabelecimentos situados fora de shoppings, inclusive escritórios em geral, funcionarão de 10h às 19 horas de segunda-feira a domingo.

Shoppings

Os empreendimentos funcionarão, inclusive os restaurantes neles situados, do meio-dia às 21 horas, com 50% de capacidade.

Instituições religiosas

A capacidade permitida para os templos religiosos é de 25%. O funcionamento presencial está autorizado até 21h. As atividades durante a semana estavam permitidas desde 26 de abril.

Construção civil

As atividades da cadeia podem iniciar a partir das 7 horas.

Academias

Com 25% da capacidade, os estabelecimentos podem funcionar para prática de atividades individuais de segunda-feira a domingo, de 6h a 21 horas.

Buffets

Voltam a funcionar desde que somente para a atividade de restaurante, observadas a limitação de 50% da capacidade de atendimento simultâneo aos clientes.

Autoescolas

As autoescolas poderão ministrar aulas práticas de direção veicular no horário de 6h às 19h, de segunda a domingo, desde que mediante prévio agendamento.

Alimentação em hotéis

Os restaurantes de hotéis, pousadas e congêneres poderão funcionar normalmente para hóspedes, sendo admitido o atendimento de público externo, não hóspede, de segunda a domingo, das 10h às 21h.

Turismo

Operação permitida para o turismo de até 50% da frota de buggy, desde que limitada a até três passageiros sentados da mesma família no banco de trás do carro.

Jogos

Estão autorizados os jogos e treinos de disputas internacionais, nacionais e regionais. Assim como para a modalidade de futsal, conforme o calendário nacional da Confederação Brasileira de Futsal. Está autorizada a realização, sem público, de jogos e treinos do Campeonato Cearense de Futebol, Série A.

Alimentação fora do lar

Bares, restaurantes e barracas de praia funcionam das 10h às 21 horas, com 50% da capacidade de lotação.

Festas de qualquer natureza estão proibidas em ambientes fechados e abertos. Músicas ambiente estão permitidas. Limitação de seis pessoas por mesa.

Limitação do atendimento a consumo no local ou viagem, sem permitir pessoas em pé, inclusive na calçada; proibição de fila de espera na calçada; e utilização de filas de espera eletrônicas.

Hotéis, pousadas e afins

Acomodações: máximo de três adultos ou dois adultos com três crianças. Ocupação máxima de até 80%.

Condomínios de praia

Proibido o uso de espaços coletivos para esportes, piscinas e serviços de restaurantes próximos a ela.

Toque de recolher

22h às 5 horas de segunda-feira a domingo.

Espaços públicos

Abertos para prática de atividades físicas e esportivas individuais.

Confira como fica os horários nas demais macrorregiões:

Condomínios de praia

Proibido o uso de espaços coletivos para esportes, piscinas e serviços de restaurantes próximos a ela.

Toque de recolher

20h às 5 horas de segunda a sexta-feira. Aos sábados e domingos, de 19h às 5 horas.

Espaços públicos

Abertos para prática de atividades físicas e esportivas individuais.


Educação

Além das aulas presenciais já permitidas até o 9º ano com 40% da capacidade, o decreto anterior ampliou as atividades na mesma modalidade para aulas práticas em cursos de nível superior da área da saúde e cursos em andamento junto à Academia Estadual de Segurança Pública. Com o novo decreto que manteve as regras, o cenário deve permanecer o mesmo.

Comércio e serviços

Estabelecimentos situados fora de shoppings, inclusive escritórios em geral, funcionarão durante a semana de 10h às 16 horas. Aos sábados e domingos, está permitido o funcionamento das 10h às 15 horas, com limitação de 40% do público.

Shoppings

Os empreendimentos funcionarão, inclusive os restaurantes neles situados, durante a semana das 12h às 18 horas. Porém, aos fins de semana podem abrir das 12h às 17 horas, observada a limitação de 40% do atendimento simultâneo.

Instituições religiosas

A capacidade permitida para os templos religiosos é de 25%. Porém, o horário máximo aos fins de semana é 17h. As atividades durante a semana estavam permitidas desde 26 de abril.

Construção civil

As atividades da cadeia podem iniciar a partir das 7 horas.

Academias

Com 25% da capacidade, os estabelecimentos podem funcionar para prática de atividades individuais de segunda a sexta-feira, de 6h às 18 horas, e no sábado e domingo, até as 15 horas ou, quando situadas em shopping, até as 17 horas, desde que o funcionamento se dê por horário marcado.

Barracas de praia

Está autorizado a abertura exclusivamente para a atividade de restaurante, deve obedecer às regras de protocolo sanitário previstas para o setor para alimentação fora do lar, com limitação em 40% de atendimento simultâneo de clientes. Funcionamento durante a semana: 10h às 16h. Aos fins de semana: 10h às 15h.

Buffets

Voltam a funcionar desde que somente para a atividade de restaurante, observadas a limitação de 40% da capacidade de atendimento simultâneo aos clientes.

Autoescolas

As autoescolas poderão ministrar aulas práticas de direção veicular no horário de 6h às 18h, de segunda a sexta-feira, e de 6h às 15h, no sábado e domingo, desde que mediante prévio agendamento.

Alimentação em hotéis

Os restaurantes de hotéis, pousadas e congêneres poderão funcionar normalmente para hóspedes, sendo admitido o atendimento de público externo, não hóspede, somente de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, e aos sábados e domingos, de 10h às 15h.

Turismo

Operação permitida para o turismo de até 50% da frota de buggy, desde que limitada a até três passageiros sentados da mesma família no banco de trás do carro.

Jogos

Estão autorizados os jogos e treinos de disputas internacionais, nacionais e regionais. Assim como para a modalidade de futsal, conforme o calendário nacional da Confederação Brasileira de Futsal.

Restaurantes e afins

Festas de qualquer natureza estão proibidas em restaurantes, hotéis e afins em ambientes fechados e abertos. Músicas ambiente estão permitidas. Limitação de seis pessoas por mesa.

Atenção: limitação do atendimento a consumo no local ou viagem, sem permitir pessoas em pé, inclusive na calçada; proibição de fila de espera na calçada; e utilização de filas de espera eletrônicas.

Hotéis, pousadas e afins

Acomodações: máximo de três adultos ou dois adultos com três crianças. Ocupação máxima de até 80%.



 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

pesquisa restaurantes avaliação governadores

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar