Luiza Trajano: Sociedade civil ganhou força na pandemia e organizações precisam de preparo

Em bate-papo virtual com líderes de organizações sociais e instituições da sociedade civil do Ceará, a presidente do conselho do Magazine Luiza destacou a importância de ações que fortaleçam a governança dessas instituições

A pandemia foi um momento em que o voluntariado e as ações de caráter social se fortaleceram no setor privado. E isso, segundo a presidente do conselho do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, faz com que aumente a necessidade que os organismos da sociedade civil se fortaleçam e se desenvolvam em governança para conseguirem atuar em parceria com os entes privados.

LEIA MAIS | ENTREVISTA OP+ Luiza Trajano: "Não adianta vacinar meus funcionários e deixar eles nos ônibus com a população sem vacinar"

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

+ Empresários cearenses aderem ao movimento "Unidos pela Vacina" e oferecem ajuda aos governos municipais para compra de insumos

A afirmação da empresária foi realizada nesta terça-feira, 25, em bate-papo virtual com líderes de organizações sociais e instituições da sociedade civil do Ceará. O momento, denominado “Protagonismo que transforma”, foi promovido pelo Grupo Mulheres do Brasil (Núcleo Fortaleza) e contou com a mediação da presidente do Grupo Mulheres do Brasil Núcleo Fortaleza, Annette de Castro.

LEIA MAIS | ENTREVISTA OP+ Annette de Castro: "A sociedade civil tem que fazer sua parte, não dá simplesmente só para cobrar e cobrar"

Aos participantes da live, todos membros da 3ª Turma da Comunidade Florescer, um dos projetos do Comitê de Empreendedorismo do grupo em Fortaleza, Luiza destacou que os entes da sociedade civil ganharam corpo durante a pandemia, sendo necessário a partir deste momento uma maior profissionalização das ações.

"É preciso ter uma cabeça voltada às soluções, de como é que pode fazer as coisas, as equações possíveis. O Brasil mudou, nós somos outros depois da pandemia e que bom que as organizações estão se profissionalizando. (...) É uma questão de superarmos os nossos pensamentos, pensar grande para realizar grande", afirma.

Luiza diz ainda que organizações e institutos vão precisar estar preparados para atuar em parceria com as empresas. "É ter transparência com os números, não misturar o pessoal com a atuação, focar em ações que multipliquem."

VEJA AINDA | Luiza Helena Trajano lança movimento para vacinar todos os brasileiros até setembro

Políticas públicas

O impacto da pandemia foi lembrado por Luiza, que destacou o trabalho do Grupo Mulheres do Brasil. O aumento da pobreza e desigualdade social foram apontados como desafios pela gestora, que lembrou do esforço do grupo em juntar 100 mil assinaturas de mulheres para que possam aderir ao movimento e fundar uma rede suprapartidária, que possa discutir políticas públicas nos espaços de poder.

Para Luiza, apesar de todos os esforços em torno de doações - que são importantes no momento de crise -, somente com políticas públicas efetivas e abrangentes, os objetivos serão alcançados. "Só políticas públicas podem modificar a realidade".

Comunidade Florecer

A Comunidade Florescer é uma iniciativa de formação empreendedora, inovadora e criativa, que tem como objetivo o aprimoramento da gestão, a fim de promover a troca de experiências nas Organizações da Sociedade Civil (OSCs), para que a partir disso as mulheres possam ter mais autonomia e sustentabilidade financeira.

A iniciativa gratuita e online de formação empreendedora, inovadora e criativa para o terceiro setor, tem o objetivo de fortalecer as instituições, qualificar as pessoas envolvidas na gestão e promover a troca de experiências entre as instituições participantes para que tenham mais autonomia e sustentabilidade, proporcionando seu crescimento e protagonismo.

Veja a palestra de Luiza Trajano na íntegra:

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

responsabilidade social luiza helena trajano magazine luiza annette de castro mallory grupo mulheres do brasil comunidade florecer empreendedorismo

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar