Empresários cearenses aderem ao movimento "Unidos pela Vacina" e oferecem ajuda aos governos municipais para compra de insumos

Ação faz parte de ação nacional que busca unir esforços com objetivo de tentar acelerar a vacinação contra Covid-19 no País

À frente da articulação entre o movimento da iniciativa privada “Unidos pela Vacina” e os governos municipais do Ceará, a empresária Annette de Castro enviou uma carta às secretarias da Saúde cearenses, bem como para os respectivos prefeitos, oferecendo ajuda na logística de vacinação contra Covid-19 no Estado.

Como primeira ação regionalizada, a carta coloca o movimento à disposição das autoridades e solicita que os representantes municipais respondam uma pesquisa que busca descobrir as principais necessidades das cidades cearenses com relação ao processo de imunização. “Nós precisamos saber o que as prefeituras precisam para além da vacina, de modo que possamos alinhar nossas ações para atender essa demanda”, esclareceu Annette, CEO da Mallory e presidente do núcleo Fortaleza do Grupo Mulheres do Brasil.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Nacionalmente, o movimento é liderado pela presidente do conselho gestor do Magazine Luiza e presidente do Grupo Mulheres do Brasil, a empresária Luiza Trajano, que afirmou que o foco da iniciativa é prestar apoio logístico aos governos, mas que não assumirá a frente da compra de vacinas. As ações, portanto, como detalhou Annette, serão concentradas na compra de insumos e no apoio prático à vacinação.

“Tem município que irá precisar de agulha, outros de seringa, tem cidades que precisam de reforço nas equipes de vacinação. Em todas essas frentes, nós iremos ajudar, para que os governos se concentrem nas compras de novas doses dos imunizantes”, explicou. Ela pondera ainda que o esforço é coletivo e que está tendo grande adesão por parte da sociedade civil.

Enquanto CEO da empresa Mallory e presidente do movimento Mulheres do Brasil em Fortaleza, que apoia a iniciativa do unidos pela vacina, Annette foi uma das primeiras a ser procurada para integrar o projeto nacional. “Nosso foco é saber onde os governos precisam de ajuda e ajudar como pudermos, simples assim. Queremos apoiar todas as ações do governo com relação à vacinação contra Covid-19”.

A empresária frisa que o levantamento seguirá até a noite de sexta-feira, 12, e faz um apelo para que os gestores municipais respondam. “É somente a partir dessas informações que poderemos montar nossas frente de ação e saber como, com o que e onde ajudar”, afirma. O pedido foi feito ainda em âmbito nacional, por Luiza Trajano, que divulgou um vídeo anunciando interesse do movimento em acelerar o processo de imunização no Brasil.

“Quero me dirigir aos prefeitos de cada cidade desse Brasil. A gente sabe que vocês vão se responsabilizar pela aplicação da vacina e nós queremos muito estar juntos e identificar a necessidade de cada cidade.[...] Estamos enviando uma pesquisa e pedimos que nos respondam o mais rápido possível para que possamos estar juntos. Esse desafio é de todos nós e principalmente das prefeituras e não queremos deixar vocês sozinhos”, pediu Luiza.

Com relação à adesão de empresários no Ceará, Annette conta que não é possível consolidar um número exato dos que já aderiram ao movimento, tendo em vista que muitas empresas filiadas a grandes marcas ainda estão se manifestando individualmente, mesmo que a gestão superior já tenha declarado apoio à iniciativa. “Nós estamos tendo uma gigantesca receptividade, quase todos os que já procuramos querem ajudar e conforme tivermos a lista das necessidades de cada município iremos buscar parceiros com expertise para atender essa demanda”.

Dentre as marcas que já manifestaram interesse em apoiar a ação, estão a Electrolux, a Gol, a Pague Menos, a Suzano, a Wolkswagen e a Duratex. Entidades de menor porte, micro e pequenas empresas setorizadas regionalmente também estão buscando manifestar apoio ao movimento, conforme detalhou Annette.

A empresária atua como presidente do núcleo de Fortaleza da organização “Mulheres do Brasil”, fundada por Luiza Trajano, e detalhou que as 75 mil participantes do movimento estão à disposição para atuar como voluntárias em ações do “Unidos pela Vacina”. “Parte delas está ajudando nesse contato com os prefeitos, com as secretarias de saúde das cidades, criando essas pontes para que possamos atuar”, afirmou Annette.

O movimento conta ainda com parceria da Associação Nacional de Jornais (ANJ). “É uma ação conjunta em apoio ao esclarecimento, de apoio a vacinação, de conscientização da população sobre a importância de se vacinar”, explicou Marcelo Rech, presidente da ANJ. Ele conta que o apoio por parte dos jornais do Brasil será feito diante de campanhas que busquem combater a desinformação, notícias falsas sobre as vacinas contra a Covid-19.

“Serve ainda como um estímulo aos poderes públicos que se articulem e acelerem a compra, produção, a distribuição e a imunização o mais rápido possível", complementou. Marcelo detalha que o apoio dos veículos de imprensa brasileiros se concentrará em ações de divulgação e de modo a promover uma maior articulação entre os setores responsáveis pelo processo de vacinação no País.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

EMPRESÁRIOS VACINA COVID-19 BRASIL EMPRESÁRIOS VACINA COVID-19 CEARÁ EMPRESÁRIOS CEARENSES INSUMOS VACINA EMPRESÁRIOS CEARENSES UNIDOS VACINA VACINA COVID-19 MOVIMENTO EMPRESÁRIOS

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar