ArcelorMittal anuncia investimento de R$ 100 milhões em startups e pequenas empresas

Os beneficiários devem ter atuação nas áreas da siderurgia, mineração, construção civil, indústria, sustentabilidade, logística, comercial, varejo e distribuição

Com previsão de aplicação direta de verbas por quatro anos em startups e pequenas empresas no Brasil e demais países da América Latina, a ArcelorMittal, multinacional da indústria do aço, anunciou a criação de um fundo de investimentos de R$ 100 milhões. Informação foi divulgada nesta terça-feira, 18, e faz parte do reposicionamento estratégico da empresa visando inovação e novos modelos de negócios.

LEIA TAMBÉM | Câmara conclui votação do Marco Legal das startups

Anjos do Brasil anuncia novo núcleo de investidores para startups no Ceará

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os futuros beneficiários pelo fundo devem ter atuação nas áreas da siderurgia, mineração, construção civil, indústria, sustentabilidade, logística, comercial, varejo e distribuição. Além do anúncio dos investimentos, o fundo, batizado de “Smart Ventures", é acompanhado pela criação da Diretoria de Estratégia, Inovação e Transformação do Negócio da multinacional, que será responsável por gerir os investimentos. Segundo comunicado do empreendimento terá a missão de “potencializar a estratégia do negócio conectando a performance de hoje com os desafios do amanhã”.

A aplicação em negócios inovadores em diversos países representa uma ação inédita para a empresa, conforme pontua o CEO da multinacional no Brasil, Jefferson de Paula. “Com esse movimento, a empresa avança no fortalecimento do seu ecossistema, para torná-lo mais competitivo, inovador e conectado com as demandas do negócio”, completa ao divulgar o fundo.

Dentre os desejos da multinacional está encontrar startups que apresentem soluções ágeis para o desenvolvimento de novos negócios, produtos e serviços, fortalecendo o modelo de produção e negócio adotado na empresa. Outro interesse da ArcelorMittal é identificar empreendimentos iniciais que trabalhem com tecnologias inovadoras que possam elevar a competitividade da multinacional.

LEIA MAIS | Competição para criar startups abre inscrições em todo o País

Outro norte adotado na seleção das empresas que receberam os investimentos será o de negócios que tenham em sua composição preocupações com temas sociais, reconhecimento identitário, inclusão e diversidade aliados à inovação. Além dos recursos financeiros, a multinacional também fornecerá materiais e treinamentos como parte dos investimentos. 

“A troca de expertise da ArcelorMittal com a experimentação das startups, a consolidação da cultura da inovação na organização e o impacto dos projetos no mercado” são alguns dos ganhos previstos com as parcerias, de acordo com a executiva Paula Harraca, chefe da gestão do fundo de investimento.

Com objetivo principal de facilitar, organizar e acelerar o processo de inovação na ArcelorMittal, o Smart Ventures irá atuar como uma evolução do hub de inovação Açolab, criado pela empresa há cerca de três anos e que está conectado a 4,5 mil startups, o equivalente, segundo a multinacional, a aproximadamente 30% do total de startups brasileiras do segmento. Ainda não há datas para quando a seleção de empresas aptas a receberem o investimento irá ocorrer.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ArcelorMittal fundo investimento ArcelorMittal investimento startups brasil ArcelorMittal investimento américa latina ArcelorMittal mentoria startups ArcelorMittal investimento 100 milhões ArcelorMittal startup aço inovação investimento startup marco legal startups

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar