Centro de Fortaleza tem movimentação intensa neste primeiro fim de semana sem lockdown

Comércio de rua foi autorizado a funcionar aos sábados e domingos a partir de hoje, e devem seguir até o próximo dia 16 de março. Um dos interesses foi para comprar presente das mães

Com uma movimentação esperada para o primeiro fim de semana sem lockdown no Ceará, período que também marca o retorno do funcionamento de algumas atividades econômicas, o Centro de Fortaleza registrou uma movimentação intensa neste sábado, 8. A data também coincide com o período de comemoração do Dia das Mães, um dos principais motivos para a ida dos consumidores ao comércio local, a fim de garantir um presente.

As lojas foram autorizadas a funcionar aos fins de semana a partir de hoje, e devem seguir até o próximo dia 16 de março, conforme o decreto do Governo do Ceará renovado e publicado na manhã deste sábado, no Diário Oficial do Estado (DOE). De 10h às 15h, o comércio de rua pode abrir as portas, mas com restrição na capacidade, que estabelece limitação de 40%.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS | Restaurantes e comércio estarão abertos no fim de semana do Dia das Mães

+Encontros no Dia da Mães podem ser momento de transmissão da Covid-19, alertam especialistas

Durante a movimentação deste sábado, algumas lojas do Centro registraram filas de pessoas para entrar nos estabelecimentos comerciais. Para controlar a quantidade de consumidores no local e seguir as regras do decreto do governo estadual, algumas lojas escalaram funcionários específicos para o controle. Sem conhecimento do horário autorizado das lojas aos fins de semana, algumas pessoas chegaram por volta das 8 horas prevendo que as lojas já estariam abertas, o que ocasionou a espera para a abertura.

O mecânico Victor Silva, morador do bairro Siqueira, em Fortaleza, destaca que, com a liberação, ele aproveitou para ir em busca de uma lembrança para o Dia das Mães, mas confessa que não sabia sobre os novos horários. “Chegamos por volta de 8h30min, 9 horas. Estava tudo fechado, mas estávamos aqui e tínhamos que esperar”, relata.

LEIA MAIS | Veja o que pode abrir no primeiro fim de semana sem lockdown no Ceará

Segundo Clenir Dantas, gerente de loja, o alto fluxo de pessoas na retomada das atividades era algo esperado. “Tem bastante gente, todo mundo à procura de uma lembrançinha”, informa. A gestora ainda destaca que o movimento já vinha sendo observado durante a semana, onde o horário de funcionamento segue de 10h às 16h.

Para a gerente de uma loja de bijouterias, Ana Teles, a movimentação por causa do Dia das Mães é boa, mas as expectativas eram maiores. “Esperávamos um pouco mais, mas as coisas estão melhorando aos poucos. Como é no começo do mês, sempre vai ter mais movimento, eu acho que isso também ajuda muito”, explica.

Este fim de semana marca o retorno do funcionamento de atividades comerciais aos fins de semana. O decreto estadual mais recente autoriza a abertura de lojas e restaurantes aos sábados e domingos, juntamente de outros setores que já tinham permissão para o funcionamento.

Com informações da repórter Irna Cavalcante

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

RETORNO ATIVIDADES FINS DE SEMANA LOJAS ABERTAS FIM DE SEMANA MOVIMENTO CENTRO DIA DAS MÃES CENTRO FORTALEZA LOJAS ABERTAS COMPRAS DIA DAS MÃES CENTRO DIA DAS MÃES CONSUMIDORES DIA DAS MÃES FIM DE SEMANA SEM LOCKDOWN

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar