"Setor produtivo está contribuindo e sociedade deve fazer o mesmo", diz Fecomércio-CE

Entidade esteve à frente das negociações entre o setor produtivo e o governo estadual nesta segunda onda de Covid-19

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio-CE), Maurício Filizola, destacou, no fim da tarde deste sábado, 10, que o segmento teve parte significativa de suas propostas para a reabertura das atividades econômicas no Estado contemplada no anúncio feito horas antes pelo governador Camilo Santana (PT).

A entidade esteve à frente das negociações entre o setor produtivo e o governo estadual nesta segunda onda de Covid-19, uma vez que dessa vez foram mantidas, fora do lockdown, as atividades da indústria e da construção civil. Na última quinta-feira, 8, Filizola havia dito à imprensa que esperava uma reabertura de atividades em duas fases, com limitação de capacidade de funcionários e clientes. Nessa primeira fase, o comércio funcionará com 25% de sua capacidade, em horários diferenciados.

LEIA MAIS | Veja as medidas já anunciadas por Camilo para a reabertura do Ceará a partir de segunda, 12 

“Não houve um atendimento na integralidade da nossa proposta e a gente entende isso já que nós estamos em uma pandemia e tudo é novo, embora a gente já tenha uma experiência da reabertura passada”, pondera o presidente da Fecomércio-CE. Ele relembra que naquela ocasião, em junho de 2020, “a gente também passou por esses estágios, no qual o comércio tinha um horário mais restrito e, também, restrições no número de colaboradores. Então, isso (retomada gradual) já era esperado pelo setor. Estranho seria se abríssemos a 100%”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Filizola ressaltou também a importância de que comerciantes, colaboradores e clientes sigam os protocolos de retomada e as medidas preventivas com relação à Covid-19. “Nós demos o primeiro passo, mas precisamos ter os devidos cuidados que a gente vem sempre recomendando. Nós estamos numa crise sanitária, social e econômica, na qual temos que somar forças. Todos têm a contribuir: a sociedade, tendo seus cuidados cotidianos; os empresários, buscando atender os protocolos de prevenção; e o próprio governo, fazendo a sua parte, que é mais voltada a área da saúde. Cada um no seu ponto”, defendeu.

Apesar disso, o presidente da Fecomércio-CE afirmou que a manutenção do lockdown nos fins de semana deve continuar tendo impacto nas vendas, já que o sábado costuma ser um dia importante para o segmento. “Os sábados, geralmente, são os dias em que muitas pessoas aproveitam para fazer as suas compras, mas aquele cliente que necessite comprar um produto ou serviço deve fazer durante esses horários e esses dias em que o comércio estará aberto. Essa é a nossa orientação”, sustentou.

LEIA MAIS | "Só 20% do setor devem reabrir agora", diz associação de bares e restaurantes

Demais segmentos

De acordo com o anúncio feito pelo governador Camilo Santana e pelo secretário da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, em transmissão ao vivo pelas redes sociais essas serão as principais medidas do processo de reabertura que começa, nesta segunda-feira, 12:

- De segunda-feira a sexta-feira, toque de recolher das 20h às 5h;
- Sábado e domingo, esquema de lockdown, apenas atividades essenciais;
- Reabertura do comércio com 25% da capacidade, em horários diferenciados;
- Reabertura de restaurantes, do meio-dia até 18h, com 25% da capacidade;
- Reabertura das igrejas, com 10% da capacidade;
- Expansão das aulas presenciais para o ensino infantil e reabertura dos 1º e 2º anos do fundamental

Mais detalhes serão divulgados pelo novo decreto estadual até o fim deste sábado, 10.

LEIA MAIS | Escolas podem reabrir educação infantil até 5 anos e 1º e 2º anos do fundamental

Histórico

Na sexta-feira, 26 de março, o lockdown havia sido prorrogado por mais uma semana, até domingo, 4 de abril, em decisão tomada na reunião do comitê científico.

O lockdown foi decretado em Fortaleza em 3 de março e entrou em vigor no dia 5 de março. A previsão inicial é de que ele se aplicaria pelo período de 14 dias, indo até 18 de março.

Em 11 de março, o lockdown foi estendido para todos os municípios do Ceará, passando a valer a desde 13 de março, com previsão inicial de seguir até o dia 21 em todo o Ceará, inclusive em Fortaleza. Foi a primeira vez que todo o Ceará ficou simultaneamente no chamado isolamento social rígido.

Em 19 de março, o lockdown foi prorrogado até 28 de março. Houve nova prorrogação até 4 de abril, dia em que o governador anunciou que a reabertura poderia começar nesta segunda-feira, 12 de abril.

LEIA MAIS | Escolas podem reabrir educação infantil até 5 anos e 1º e 2º anos do fundamental

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

retomada gradual reabertura econômica comércio pandemia covid-19

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar