Companhia das Docas prevê leilão de área no Porto de Fortaleza para 2022

Antaq receberá documentação de interessados entre 15 de fevereiro e 31 de março próximos

A Companhia Docas do Ceará (CDC) prevê que o leiloamento e concessão de retroárea de 25.638 metros quadrados no Porto de Fortaleza irá acontecer no início de 2022. Segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), os interessados devem se manifestar entre os próximos dias 15 de fevereiro e 31 de março, com foco no alinhamento da documentação dos pretendentes. A previsão do órgão cearense é de que o edital da concessão seja publicado no 4° trimestre de 2021 e leilão no 1° trimestre de 2022.

Destinada à formuladora de combustíveis, a retroárea fica localizada no antigo pátio de triagem ferroviária, na avenida Vicente de Castro, e dispõe de uma área total de 25.638 metros quadrados. O local, por onde passa uma linha férrea da Transnordestina, está ocioso há vários anos.

LEIA TAMBÉM | Porto de Fortaleza registra melhor movimentação desde 2015

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Já foram realizadas cinco audiências públicas referentes à discussão do leiloamento da área. As minutas jurídicas, os documentos técnicos e o formulário eletrônico podem ser acessados por meio de consulta pública no portal da Atanq

Além do formulário eletrônico, os interessados no espaço podem comparecer pessoalmente em uma das unidades regionais da Antaq, ou na própria sede, em Brasília. Nos locais, o órgão federal disponibiliza atendimento e esclarecimento de dúvidas sobre o processo de leiloamento da retroárea do Porto de Fortaleza.

Conforme aponta a diretoria da CDC, o órgão vem acompanhando o andamento das áreas perante alinhamento com as diretrizes do Ministério da Infraestrutura. A diretora-presidente da companhia, Mayhara Chaves, aponta que o avanço na discussão do leiloamento do local é “significativo, pois trata da readequação de áreas e estruturas ociosas e não ociosas, que teve início com o Cais Pesqueiro – já em obras e gerando empregos diretos e indiretos no Mucuripe – e depois com o Terminal de Granel Sólido Vegetal”, opina.

Ela conclui ressaltando que a concessão da retroárea irá movimentar a economia cearense. “Com a concessão dessa retroárea, a Companhia Docas do Ceará injetará novos recursos em caixa, podendo então dar sequência ao planejamento estratégico que tornará o Porto de Fortaleza mais moderno e cada vez mais competitivo”.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

PORTO DE FORTALEZA COMPANHIA DOCAS DO CEARÁ ÁREA NO PORTO FORTALEZA LEILOAMENTO ÁREA PORTO FORTALEZA

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar