Participamos do

Companhia Docas vai arrendar terminal de 25,6 mil m² na retroárea do Porto do Mucuripe

De acordo com a administradora do Porto do Mucuripe, espaço estava ocioso e já estava previsto para arrendamento no Plano de Desenvolvimento e Zoneamento Portuário (PDZ-2019)
18:39 | Ago. 27, 2020
Autor Samuel Pimentel
Foto do autor
Samuel Pimentel Jornalista no OPOVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Um antigo pátio de triagem ferroviária na retroárea do Porto do Mucuripe deve ser arrendada pela Companhia Docas do Ceará (CDC). O espaço tem 25.638 metros quadrados (m²) e é uma área ociosa, por onde passa uma linha férrea da Transnordestina, que já estava prevista para ser arrendada no Plano de Desenvolvimento e Zoneamento Portuário (PDZ-2019). Para que o processo seja finalizado, devem ser realizadas audiências públicas.

De acordo com a administradora do Porto do Mucuripe, a concessão do espaço para utilização da área deve obedecer ao PDZ, documento este que faz a classificação e delimitação das áreas portuárias. Em caso de outra finalidade para o uso, a diretoria da CDC pode alterar o plano a qualquer momento.

Espaço que a Companhia Docas do Ceará iniciou os estudos para arrendar
Espaço que a Companhia Docas do Ceará iniciou os estudos para arrendar (Foto: DIVULGAÇÃO)

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A presidente da CDC, Mayhara Chaves, essa concessão faz parte de um processo de readequação de contas e estrutura, que foi iniciado com o Cais Pesqueiro (concessão já realizada e em construção de uma empresa de beneficiamento de pescados), e do Terminal de Granel Sólido Vegetal/MUC 01.

"O desembaraço de processos importantes para a receita da CDC, como é o caso das concessões, aponta para a importância de um planejamento estratégico bem estruturado colocado em prática. A diretoria não tem medido esforços para que o Porto de Fortaleza se torne cada vez mais competitivo e contribua com o desenvolvimento socioeconômico de Fortaleza e do Ceará", destaca. O processo de concessão da área será conduzido pelo Ministério da Infraestrutura e pela Agência Nacional de Tranportes Aquaviários (Antaq).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar