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Economia
NOTÍCIA

Caixa reforça medidas de segurança para uso de aplicativos do banco

Caixa Tem, Auxílio Emergencial e FGTS têm sido usados por milhões de pessoas devido à pandemia; aplicativos têm relatos de golpes, roubos de dados e instabilidade

Bemfica de Oliva
22:21 | 29/06/2020
Caixa alerta que não solicita informações sobre beneficiários do auxílio emergencial ou códigos de segurança fora dos seus aplicativos; dados roubados podem ser usados para fraudes (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Caixa alerta que não solicita informações sobre beneficiários do auxílio emergencial ou códigos de segurança fora dos seus aplicativos; dados roubados podem ser usados para fraudes (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Em nota divulgada nesta segunda-feira, 29, a Caixa Econômica Federal (CEF) reforçou as medidas de segurança para uso de serviços do banco. No texto, o órgão lembra que não contata usuários solicitando senhas de acesso, e que códigos de segurança devem ser usados somente nos aplicativos oficiais da empresa.

Segundo a CEF, também não são solicitados dados ou informações de beneficiários do Auxílio Emergencial. Tanto os códigos quanto as informações dos usuários podem ser usados para trocar senha e email de recuperação na conta do aplicativo Caixa Tem, onde são recebidos valores de Bolsa Família, Auxílio Emergencial e saque emergencial do FGTS.

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Nas últimas semanas, usuários têm relatado que não conseguem acessar o cadastro do Caixa Tem, ou mesmo criar o cadastro para uso pela primeira vez. Ao tentar recuperar a senha, o link de recuperação é enviado para e-mail diferente do cadastrado.

Segundo a Caixa, nestes casos deve-se procurar os canais oficiais do banco ou comparecer presencialmente a uma agência. Há, no entanto, dificuldades em utilizar esses serviços. No atendimento telefônico, após passar pelos menus, a ligação avisa que "todos os operadores estão ocupados" e desliga a chamada. Pelo aplicativo ou pela internet, os endereços fornecidos pelo órgão para solicitação de ajuda retornam apenas telas de erro. Relatos sobre impossibilidade de acesso aos aplicativos, além de outros serviços da Caixa, como internet banking e sites das loterias, são registrados desde abril.

Atendimento online para usuários do Caixa Tem está indisponível; por telefone, a mensagem é de que todos os operadores estão ocupados
Atendimento online para usuários do Caixa Tem está indisponível; por telefone, a mensagem é de que todos os operadores estão ocupados (Foto: Reprodução)

A terceira parcela do auxílio emergencial começou a ser paga no último sábado, 27, com saques e transferências do Caixa Tem sendo permitida a partir de 18 de julho. Para beneficiários do Bolsa Família, os pagamentos e saques estão liberados desde 17 de junho. O saque emergencial do FGTS, por sua vez, começou a ser disponibilizado nesta segunda-feira, 29, com saques a partir de 25 de julho. Em todos os casos, os dias específicos variam: para beneficiários do Bolsa Família, de acordo com o último dígito do NIS; para os outros usuários, de acordo com o mês de nascimento.