Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Governo pode acabar com saque automático do FGTS nas demissões sem justa causa

A ideia é permitir o saque controlado, uma vez por ano, na data de aniversário dos cotistas
21:52 | Jul. 17, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

De acordo com fontes ligadas à equipe econômica do Governo Federal, está em avaliação o fim do saque automático do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) nas demissões sem justa causa. A ideia é permitir o saque controlado, uma vez por ano, na data de aniversário dos cotistas. As informações são do O Globo.

Leia mais: Governo estuda liberar saque de até 35% do saldo de contas ativas do FGTS

Leia mais: Saiba como consultar saldo das contas ativas do FGTS

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Também está sendo estudada a melhora da rentabilidade do FGTS. Atualmente, a rentabilidade dos recursos é de 3% ao ano, somada a Taxa Referencial que está zerada. Outra ideia é transferir a multa de 40% paga pelos empregadores nas demissões sem justa causa para um fundo público com objetivo de ajudar a formar uma poupança, que poderia ser utilizada na aposentadoria.

Assim como a liberação dos recursos das contas ativas do FGTS, que serão anunciadas ainda esta semana, estas novas medidas fazem parte de um pacote de ações que o governo classifica como estruturantes. Para a implementação, será necessário alterar a Lei 8.036/1996.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar