PUBLICIDADE
Economia
NOTÍCIA

Saiba como consultar saldo das contas ativas do FGTS

Com a liberação dos recursos do FGTS, haverá também mais uma rodada de saques do PIS/Pasep. O portal da Caixa permite a consulta aos dois saldos, mediante criação de cadastro

18:03 | 17/07/2019
Veja como consultar o saldo do FGTS
Veja como consultar o saldo do FGTS(Foto: Divulgação/ Caixa)

Atualizado às 16h51min do dia 18/07/2019

O Ministério da Economia deverá permitir que os trabalhadores saquem até 35% dos recursos de suas contas ativas, dos contratos de trabalho atuais, do Fundo de Garantira do Tempo de Serviço (FGTS), como tentativa de reanimar a economia via consumo. Antes da liberação, é possível consultar o saldo através do site da Caixa Econômica Federal (CEF).

Conforme informado nesta quinta-feira, 18, pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, as equipes técnicas do Ministério da Economia ainda trabalham em cima dos ajustes necessários para a liberação dos saques do FGTS e do PIS/Pasep. Por isso, segundo ele, o anúncio das medidas e seu detalhamento serão feitos apenas na próxima semana, na quarta ou na quinta-feira, a depender da agenda do presidente Jair Bolsonaro.

Com a liberação dos recursos do FGTS, haverá também mais uma rodada de saques do PIS/Pasep. O portal da Caixa permite a consulta aos dois saldos, mediante criação de cadastro. 

Como consultar pela internet o extrato do FGTS e do PIS/Pasep

Primeiro, o site pode ser acessado clicando aqui. Uma tela de login aparecerá. Neste momento, o usuário deve inserir o Cadastro de Pessoa Física (CPF), Número de Identificação Social (NIS) ou um e-mail. Para quem não realizou cadastro prévio, é necessário clicar no botão "Cadastrar/Esqueci Senha".

A tela a seguir é o Contrato de Prestação de Serviços ao Cidadão, que apresenta as cláusulas do uso do aplicativo. Ao terminar a leitura, o usuário deve clicar em "Aceito". Em seguida, alguns dados são solicitados para confrontação com o cadastro de informações sociais que a Caixa Econômica já detém. Nesta tela, devem ser inseridos: nome completo, nome da mãe, nome do pai, data de nascimento, município de nascimento e número do Registro Geral (RG); em alguns casos, informações complementares podem ser solicitadas, como o número do título de eleitor. Tenha os documentos à mão.

Com o cadastro finalizado, você terá acesso às opções do FGTS (serviços no celular, extrato, extrato completo, atualização de endereço, extrato por e-mail e créditos complementares) e PIS/Pasep (consulta a pagamento), além de Seguro Desemprego (Consulte seu benefício) e Atualização Cadastral (Atualização de e-mail e trocar senha).

Para consultar o saldo do FGTS, basta escolher a opção Extrato. Se preferir visualizar toda a movimentação na sua conta, clique em Extrato Completo, onde pode conferir todos os saques e depósitos no seu FGTS.

O saldo do PIS é ainda mais simples; a única opção disponível é Consulta a Pagamento, onde você visualiza o valor do benefício disponível.

Guarde a senha para consultas futuras. Caso perca a senha, é possível recuperá-la na tela inicial, informando CPF, NIS ou e-mail e clicando em "Cadastrar/Esqueci Senha".

É possível, também, consultar o saldo em uma agência da Caixa, mediante apresentação de documento oficial com foto - RG, CPF ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Redação O POVO Online