Participamos do

"Não é porque eu quero, mas nós precisamos fazer uma reforma da Previdência", diz Bolsonaro

Enquanto deputado, Bolsonaro declarou que "aprovar uma reforma (da Previdência) com 65 anos é, no mínimo, uma falta de humanidade". Ao apresentar a proposta em fevereiro, ele admitiu ter errado ao votar contra a alteração no passado
20:58 | Mar. 07, 2019
Autor Wanderson Trindade
Foto do autor
Wanderson Trindade Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), declarou que a proposta de reformar a Previdência Social não é uma predileção sua, mas uma necessidade de governo. Contraposto por adversários devido à declarações passadas em que refuta o aumento da idade mínima para aposentadoria, ele disse na noite desta quinta-feira, 7, que “precisa” da reforma para poder equilibrar as contas públicas.

“Não é porque eu quero, mas nós precisamos fazer uma reforma da Previdência. Afinal de contas, ela está mais do que deficitária”, afirmou o presidente, durante transmissão ao vivo pelo Facebook. De acordo com Bolsonaro, a alteração do atual modelo previdenciário se faz necessário para que o Brasil não “se transforme numa Grécia” – país que, segundo ele, teria chegado “ao fundo do poço na questão econômica”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em 2017, o ex-presidente Michel Temer (MDB) apresentou proposta para alterar a idade mínima para aposentadoria. À época, durante evento em Teresina, no Piauí, então deputado federal, Bolsonaro chegou a declarar que “aprovar uma reforma (da Previdência) com 65 anos é, no mínimo, uma falta de humanidade".

No mês passado, o agora presidente Bolsonaro entregou aos presidentes da Câmara Federal e do Senado Federal – Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, respectivamente –, proposições para alterar a Previdência Social. As medidas foram preparadas por sua equipe econômica, a qual é comandada pelo ministro Paulo Guedes.

A proposta estipula a idade mínima de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres poderem se aposentar, após período de 12 anos de transição. Na ocasião com os líderes do Congresso Nacional, Bolsonaro admitiu que teria “errado” ao votar contra a reforma da Previdência, no passado.

Atualmente com discurso de “cortar privilégios”, o presidente defende que pretende “aprovar a reforma que está lá”. “Se bem que o parlamento é soberano para fazer qualquer possível alteração. Só esperamos que ela não seja muito ‘desdatada’ para que atinja realmente o seu objetivo. E (assim) sobra recurso para nós investirmos em emprego, segurança, saúde, educação”, pontuou na rede social.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags