Participamos do

Em resumo, o que se sabe sobre a Reforma da Previdência

O envio da proposta de reforma ao Congresso aconteceu dia 20. Uma semana depois, Bolsonaro declarou que já aguarda "correções"
00:26 | Fev. 28, 2019
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) definiu proposta para reforma da Previdência. A matéria foi enviada ao Congresso Nacional no último dia 20, com idade mínima de aposentadoria de 65 anos para homem e 62 para mulher. Uma semana depois, nesta quarta-feira, 27, Bolsonaro disse que aguarda que o Congresso faça as “correções necessárias” na proposta.

O POVO Online reuniu tudo o que se sabe sobre a Reforma. Clique nos links para outras informações.

1. Entenda o que a reforma da previdência muda para quem está perto de se aposentar

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A proposta prevê três frentes a fim de minimizar o impacto naqueles que estão próximos de receber o benefício do aposento. São chamadas regras de transição. Para valer, as regras citadas aqui precisam ser aprovadas na Câmara dos deputados e no Senado Federal. 

2. O governo calcula que a reforma vai permitir uma economia de R$ 800 bilhões a R$ 1 trilhão nos próximos dez anos. + É normal pressão por Previdência sobre parlamentares, diz líder do governo

3. Aposentadoria por invalidez deve ser a mais defasada

Hoje, a regra de cálculo para recebimento do benefício hoje é de 100% da média salarial em todos os casos, seja por doença ou acidente relacionadas ou não à atividade de trabalho. Caso a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma da Previdência seja aprovada, essa regra de cálculo muda. O segurado receberá, com a aposentadoria, o benefício de 60% da média de todos os seus salários.

4. Entenda o caminho de tramitação da reforma da Previdência no Congresso

Por se tratar de uma PEC, a reforma da Previdência precisa ser votada em dois turnos na Câmara e no Senado, com o apoio de no mínimo três quintos dos deputados e dos senadores em cada votação. Entenda o percurso da tramitação. 

Opinião:

1. Erico Firmo: Desemprego de idosos e reforma da Previdência 

2. Plinio Bortolotti: Qual reforma da Previdência?

3. Neila Fontenele: Proposta de sacrifício e sustentabilidade

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags