PUBLICIDADE
Notícias
AVIAÇÃO CIVIL

Governo do Estado planeja novo aeroporto e cinco voos regulares por semana em Sobral

A Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) busca financiamento para a conclusão das obras e capacitação da infraestrutura para receber as aeronaves

20:01 | 26/02/2019
 Aeroporto Regional de Canoa Quebrada Dragão do Mar, em Aracati. (Foto: Mateus Dantas/O POVO)
Aeroporto Regional de Canoa Quebrada Dragão do Mar, em Aracati. (Foto: Mateus Dantas/O POVO)

Durante evento de celebração do voo inaugural Aracati-Recife, no aeroporto Canoa Quebrada - Dragão do Mar, nesta terça-feira, 26, o governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou que um novo aeroporto é pensado para a "capital" da Região Norte do Estado. Sobral, distante 234,8 km de Fortaleza, tem aeródromo, mas nele não há voos regulares, atualmente.

Na semana passada, o secretário do Turismo do Estado, Arialdo Pinho, anunciou que planeja cinco frequências semanais do voo Fortaleza/Sobral/Fortaleza. As cidades de São Benedito, Crateús e Iguatu também devem passar a ter voos regulares, três vezes por semana.

No ano passado, O POVO Online noticiou que a Azul estudava operar no aeroporto de Sobral a partir de 2020.

Recurso de R$ 30 milhões já está aprovado pelo Governo Federal. No entanto, a operação deve começar já no equipamento atual. "O aeroporto de Sobral tá pronto. Para o tipo de aeronave que nós vamos utilizar para o Interior, o aeroporto atende. Atende precariamente, mas atende", assume Arialdo.

O novo terminal que o Governo busca viabilizar em Sobral ficará localizado em uma área a sete quilômetros do perímetro urbano da cidade. Elaborado ainda em 2016, estudo do Estado aponta que os investimentos previstos para o equipamento incluem construção de terminal de passageiros de 3,5 mil metros quadrados (m²); pátio de aeronaves de 21,3 mil m², com oito posições; pista de pouso e decolagem de 1.600m x 30m; e seção contra incêndio modelo padrão. O novo aeroporto poderá operar aeronaves da aviação comercial, como o Airbus A319, com capacidade para cerca de 120 passageiros.

Canoa Quebrada, Aracati

O Aeroporto de Canoa Quebrada, em Aracati, recebeu o primeiro voo comercial regular, operado pela Azul Linhas Aéreas. Serão três voos por semana nos aviões turbo-hélices ATR 72-600, que têm capacidade para transportar até 70 passageiros.

"Às terças, quintas e domingos, clientes da Azul poderão decolar da capital pernambucana às 12h45min e realizar uma escala em Mossoró, no Rio Grande do Norte, antes de chegar à Aracati. A cidade fica bem próxima à Canoa Quebrada, um dos destinos turísticos mais famosos do Nordeste do País", convida a Azul, em comunicado.

“Inaugurar esse mercado representa a expansão do nosso negócio, incluindo mais uma cidade do Brasil em nossa malha, que é a maior e mais abrangente do País. Além disso, tenho certeza de que essa nova operação vai trazer inúmeros benefícios econômicos para Aracati, Canoa Quebrada e região, possibilitando uma nova opção de destino turístico aos clientes da Azul de todas as partes do Brasil e do mundo”, afirma o vice-presidente de Receitas da Azul, Abhi Shah.

"Trabalhamos muito para garantir voos regulares para o Aeroporto de Aracati. Será muito importante para fomentar o turismo em Canoa Quebrada e demais praias de Aracati e de todo o litoral Leste. Vai movimentar a economia e trará mais emprego e renda para nossos irmãos cearenses", frisa Camilo.

A expectativa é que a nova dinâmica de turismo do Litoral Leste dê apoio aos empreendimentos turísticos da região, principalmente nos municípios de Aracati, Beberibe, Icapuí e Fortim. "É muito importante para o turismo e para os negócios na região Leste do Estado o início desse voo da Azul, como também a Azul Viagens vendendo toda a faixa litorânea, passando por Icapuí e Beberibe. Isso é um marco pra região. É renda, é geração de emprego", destaca o secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho.

Redação O POVO Online