Participamos do

Azul busca ser a primeira companhia a operar no Aeroporto de Sobral

A expectativa é que a operação comece em 2020, no novo aeroporto que será construído na cidade
14:28 | Mar. 26, 2018
Autor Raone Saraiva
Foto do autor
Raone Saraiva Editor-executivo de Economia
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A Azul Linhas Aéreas deverá ser a primeira companhia a operar no Aeroporto de Sobral, na região Norte do Ceará. Conhecida por atuar intensamente na aviação regional, a empresa revela o interesse em voar para o destino cearense nos próximos anos. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, 26, pelo site Panrotas. Ao todo, a Azul quer chegar a 25 cidades localizadas em todas as regiões do País. A empresa deve acionar, neste ano, voos para ao menos oito novos destinos, podendo chegar a dez até o fim de 2018.
 
O assessor de Infraestrutura Aeroportuária do Departamento de Edificações e Rodovias (DER), coronel Paulo Edson, confirma a informação e diz que o Estado  é parceiro da Azul,  empresa que já oferece voos para Jericoacoara (litoral oeste), partindo São Paulo, Recife e Campinas (SP). A empresa também tem interesse em voar para o Aeroporto de Aracati (litoral leste).
 
Segundo o coronel Paulo Edson, a expectativa é que a operação da Azul em Sobral comece em 2020, no novo aeroporto que será construído na cidade. Atualmente, o Governo do Ceará está na fase de entendimento com a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) para garantir a construção do terminal aeroportuário.
 
Negociações
 
"As negociações estão bem avançadas. Acredito que, em breve, vamos poder dar seguimento ao processo, lançando edital para a contratação de empresa para a obra", afirma. A expectativa é que o atual terminal de Sobral, situado no bairro bairro Derby Clube, e toda a área do entorno sejam destinados a empreendimentos imobiliários. Atualmente, a empresa Consulting, Engineering & Architeture, que possui escritório em São Paulo, está elaborando estudos para a destinação do espaço.  "Mas isso só poderá ser feito após a construção no novo aeroporto", explica o coronel.
 
O novo terminal que o Governo busca viabilizar em Sobral ficará localizado numa área a sete quilômetros do perímetro urbano da cidade. Elaborado ainda em 2016, estudo do Estado aponta que os investimentos previstos para o equipamento incluem construção de terminal de passageiros de 3,5 mil metros quadrados (m²); pátio de aeronaves de 21,3 mil m², com oito posições; pista de pouso e decolagem de 1.600m x 30m; e seção contra incêndio modelo padrão. O novo aeroporto poderá operar aeronaves da aviação comercial, como o Airbus A319, com capacidade para cerca de 120 passageiros.
 
"Sobral vai ganhar muito, em termos econômicos, com um novo aeroporto. A requalificação da área do atual terminal também vai gerar muitos negócios na cidade, que está localizada numa importante região do Ceará. Temos lá importantes empresas. A região atrai muitas indústrias, além de ter muitas belezas naturais, como a Serra da Meruoca", aponta o coronel.
 
Novos mercados
 
Conforme a Azul, os novos mercados serão atendidos, em sua maioria,  com aeronaves modelo ATR 72-600, que têm capacidade para até 70 passageiros. “A Azul é a única companhia aérea do País com foco no desenvolvimento e crescimento do mercado de aviação em todas as regiões do Brasil, levando serviço a lugares que não têm serviço aéreo”, afirmou ao Panrotas o vice-presidente de Receitas da Azul, Abhi Shah.
 
De acordo com o site Panrotas, o número de cidades (os nomes das primeiras 25 já foram revelados) que estão na mira na companhia pode chegar a 35 nos próximos anos.  Outro trajeto internacional, para Santa Cruz de la Sierra (Bolívia) também está nos planos.
 
Rota das Emoções
 
O coronel Paulo Edson lembra que, em abril, serão iniciados três voos semanais para atender à demanda turística da Rota das Emoções, roteiro que inclui Jericoacoara (CE), Delta no Parnaíba (PB) e Lençóis Maranhenses (MA). As operações serão feitas pela empresa Rota do Sol Táxi Aéreo.
 
No último dia 23, o DER, a empresa aérea e Associação Comercial de Parnaíba assinaram memorando de intenções mostrando interesse em firmar parceria para viabilizar os voos. De acordo com o coronel, as operações seriam feitas pela aeronave Embraer 110, que tem capacidade para até 18 passageiros, às quartas, sábados e domingos.
 
Confira abaixo os destinos brasileiros que a Azul deve alcançar nos próximos anos:
 
Destino Estado (UF)
Caruaru PE
Mossoró RN
Guarapuava PR
Toledo PR
Umuarama PR
Serra Talhada PE
Pato Pranco PR
Santos SP
Franca SP
Macaé RJ
Sobral CE
Sant'Ana do Livramento/Riviera RS
Araguaina TO
Linhares ES
Paranaguá PR
Teófilo Otoni MG
Bagé RS
Barretos SP
Catalão GO
Itaituba PA
Tangará da Serra MT
Balsas MA
Guanambi BA
Caçador SC
Ponte Porá MS

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente