Morango: quantos pode comer por dia? Veja mitos e verdades sobre a fruta

Em alta por conta do "morango do amor", fruta também pode ser consumido em sua versão fresca e possui benefícios para a saúde

13:34 | Jul. 25, 2025

Por: Arthur Albano
Morango está em alta graças a sobremesa, mas seu consumo fresco pode trazer benefícios para a saúde (foto: Reprodução/Pexels)

O morango é a mais nova fruta do momento devido ao “morango do amor”, sobremesa que envolve a fruta em uma camada de brigadeiro branco e caramelo vermelho. A versão fresca da fruta é indicada para consumo diário e pode trazer diversos benefícios para a saúde.

Não existe um consenso sobre isso, mas a recomendação é que se coma entre 3 a 4 morangos por dia para obter alguns dos benefícios que a fruta traz. Entre eles:

  • Diminuição do colesterol total e do "ruim" (lipoproteína de baixa densidade);
  • Aumento do relaxamento e elasticidade vascular
  • Diminuição da inflamação, do estresse oxidativo e da resistência à insulina
  • Redução do açúcar no sangue.

A seguir, confira alguns mitos e verdades sobre o morango:

É melhor colher morangos antes deles amadurecerem?

Mito! Os morangos são frutas não climatéricas, isto é, seus tecidos não dão continuidade ao processo metabólico de amadurecimento após a colheita.

Logo, os morangos verdes não têm o mesmo sabor e valor nutricional dos morangos maduros. Lembre-se, uma das dicas para escolher morangos é sempre preferir aqueles que estão na cor vermelho vivo, porque indica que estão no auge de sua maturação.

Quanto maior, mais saboroso é o morango?

Mito! Quando se trata de frutas vermelhas, o tamanho não importa.

Aliás, morangos maiores podem ser aguados em comparação aos exemplares de tamanho médio ou pequeno. Estes, sim, são indicados como os mais doces e saborosos.

Morango perde o sabor quando é armazenado no frio?

Parcialmente verdade! Devido à sua utilização em receitas, o morango muitas vezes precisa ser armazenado em geladeiras e freezers, levando a uma dúvida sobre a perda de sabor da fruta.

A verdade é que o sabor da fruta se destaca na sua versão fresca se colocada em comparação a uma porção congelada, mas para lidar com isso basta deixar o morango armazenado voltar à temperatura ambiente e enxaguá-lo com água morna.

Morangos têm vitamina C, mas não têm outros valores nutricionais?

Mito! Os morangos, assim como todas as frutas vermelhas, são verdadeiras potências nutricionais porque contêm fibras, além de compostos antioxidantes e baixo teor calórico.

Morangos têm muito açúcar para serem saudáveis?

Mito! Os morangos são considerados alimentos de baixo índice glicêmico, com uma xícara de morangos contendo em média 11 gramas de carboidratos.

Portanto, eles possuem pouco efeito sobre os níveis de glicose no sangue, ao contrário de alimentos com açúcares refinados.