17 de fevereiro é Dia do Gato; saiba o que ele diz pelo movimento do rabo
Os bichanos têm mecanismos diferentes para conseguir expressar emoções e um deles é justamente utilizando o próprio rabo; entenda
05:00 | Fev. 17, 2025
Dia 17 de fevereiro é o dia mundial do gato, uma data para celebrar a graça, a personalidade e os comportamentos curiosos desses animais tão cativantes. É um momento também para validar o desejo dos tutores de compreender melhor seu felino e entender seus sentimentos ou necessidades.
Um estudo já afirmou que é possível o ser humano se comunicar com gatos por meio de gestos, mas de que forma é possível saber como o bichano está se sentindo?
Segundo uma pesquisa publicada no Irish Veterinary Journal em 2021, os gatos têm mecanismos diferentes para conseguir expressar emoções como medo, raiva, alegria, satisfação e curiosidade. E uma das maneiras pelas quais fazem isso é justamente utilizando o próprio rabo.
Para entender melhor como isso funciona, O POVO consultou uma bióloga e adestradora de animais com mestrado em psicobiologia para explicar um pouco mais sobre esses comportamentos.
Gatos com a cauda para cima estão felizes?
Segundo Luana Santos, quando a cauda está na altura do corpo, costuma indicar que o gatinho está feliz e relaxado. Se ela está totalmente elevada e rígida, com pequenas movimentações na base dela, “indica um intenso estado de felicidade”, destaca a profissional.
A adestradora, no entanto, faz uma ressalva: se o gato estiver com a cauda para cima, mas com os pelos totalmente esse gato está bem estressado, ansioso, podendo até avançar em quem estiver por perto. Por isso, é importante estar atento a todos os sinais dos bichanos, não apenas à posição desta parte do corpo.
Ronronar: por que os gatos emitem esse som? ENTENDA
O que a cauda do seu gato comunica? Veja o que diz o estudo
Segundo o estudo, além da cauda, os olhos, o corpo e até as orelhas são capazes de demonstrar o que o felino está sentido em determinados momentos. Veja o que a pesquisa detalhou sobre a linguagem corporal dos gatos em relação ao movimento do rabo:
Medo
Quando os gatos estão com medo ou assustados, é comum observar a cauda escondida entre as patas ou enrolada em volta dele.
Raiva/Ansiedade
Em caso de raiva, a cauda se manifesta de algumas formas, ela pode estar abaixada e rígida, mantida em forma de L invertido, batendo no chão ou se movendo rapidamente de um lado para o outro (ou para cima e para baixo).
Felicidade/brincadeira
Já quando o bichinho está feliz, o rabo está vertical e também pode assumir a forma de “U invertido”.
Contentamento
Cauda relaxada, ereta e ligeiramente curvada são sinais de satisfação, geralmente com os felinos sentados ou deitados e os olhos meio abertos.
Interesse
Neste caso depende do contexto, podendo ser horizontal. Em saudação amigável, é possível que a cauda esteja para cima/vertical acompanhadas de pupilas dilatadas.
Gatos que não levantam a cauda
O rabo do gato é parte sensível da coluna vertebral do bichano que não deve ser tocada.
Se há dificuldade em mexer a cauda ou apresenta movimentos descoordenados, o ideal é levá-lo ao veterinário para uma avaliação.
Além da cauda do gato: todos os sinais importam
É necessário prestar atenção principalmente nos olhos e dos gatos, pois contêm muitas informações. “Sempre que formos analisar a linguagem, devemos averiguar bem a linguagem verbal, não verbal e todo o contexto em que o gato está inserido”, alerta Luana Santos.
A adestradora destaca que já evitou diversas mordidas por entender esses comportamentos. Ela só começa a interagir quando nota que o bichano está à vontade e permite a aproximação, através de sua linguagem corporal e verbal. Respeitar o espaço deles também é importante.
O estudo de 2021 detalhou sobre ficar atento à posição do corpo e às pupilas. Por exemplo, se as pupilas estão no formato de pequenas ovais verticais pode significar que ele está relaxado. Já se elas estão dilatadas e redondas significa o sentimento de excitação, seja por alegria, interesse, medo ou até mesmo raiva.
VEJA 7 curiosidades sobre os bigodes dos gatos
Gatos com rabo curvado possuem um “sotaque”
Já descobrimos o que a cauda ereta significa, mas o que acontece com os felinos que tem o rabo curvado? Um outro estudo publicado na revista acadêmica The Veterinary Journal em 2024 explicou o “sotaque” causado pela diferença anatômica entre os gatos.
A curvatura de algumas raças afetaria principalmente durante a comunicação entre os próprios bichanos. Os pesquisadores observaram espécimes de cauda curvada e constataram que eles ainda eram capazes de estabelecer comunicações amigáveis com gatos da cauda normal.
O rabo enrolado dá ao gato um tipo de sotaque que pode demandar esforço para que os outros entendam, semelhante ao que ocorre com humanos. Mas é possível que outros sinais dos felinos sejam usados para se comunicar melhor, como a posição das orelhas.
LEIA TAMBÉM | Por que os gatos miam mais para humanos do que para outros gatos?