Homem com condição rara enxerga tudo cor-de-rosa ao atingir orgasmo

Um iraniano foi diagnosticado com sinestesia rara após relatar ver tudo cor-de-rosa durante o orgasmo; sua visão e saúde foram consideradas normais

Um paciente foi encaminhado para uma clínica de psiquiatria depois que sua vida sexual se tornou um pouco mais agitada do que o normal. Esse foi o caso de um homem iraniano, que teve que procurar ajuda após relatar que enxergava tudo com tons de rosa logo após um orgasmo.

Seu relato foi publicado no Jornal Iraniano de Psiquiatria. O homem de 31 anos percebeu que os objetos ao seu redor pareciam mais nítidos, brilhantes e rosados sempre que ele atingia o clímax.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Dia Mundial do Orgasmo: ejaculação nem sempre é sinônimo de prazer; CONHEÇA

Suas raras sensações são chamadas de sinestesia, uma condição que pode ser desencadeada pelo orgasmo, que faz com que ele veja brevemente o mundo em tons de rosa.

Quando adolescente, ele teve sensações parecidas durante crises de dor causadas por uma doença cardíaca, que se manifestavam como a percepção de tudo em tons de branco.

Essas sensações nunca apareciam quando ele se machucava de outras formas. E, quando os episódios de dor no peito desapareceram na vida adulta, as visões também cessaram.

Homem enxerga tudo cor-de-rosa ao atingir orgasmo: diagnóstico

Os médicos realizaram uma série de testes antes de diagnosticar o paciente com sinestesia, uma condição neurológica rara e difícil de detectar, que faz com que as pessoas experimentem um estímulo com mais de um sentido ao mesmo tempo.

Segundo o Dicionário Oxford, o termo se traduz como "associação de palavras ou expressões em que ocorre combinação de sensações diferentes numa só impressão." Dessa forma, pessoas com a condição podem associar cores a sabores, sentir sons ou vincular palavras a diferentes formas e padrões.

ENTENDA por que algumas mulheres sentem dor durante as relações sexuais

De acordo com os autores do relatório, a sinestesia afeta até 4% da população e existem mais de 150 formas diferentes pelas quais as pessoas podem vivenciar essa condição.

No entanto, ver cores durante o orgasmo, como relatado pelo homem iraniano, é um tipo particularmente raro de sinestesia. Na verdade, apenas 1% das pessoas com essa condição relatam ver cores durante a relação sexual, segundo os autores do estudo.

Homem enxerga tudo cor-de-rosa ao atingir orgasmo: visão aguçada e sem problema erétil

Nas próprias palavras do paciente, ele descreve uma "visão de alto contraste, com cor rosa dominante em todos os lugares".

A visão de cores e o funcionamento neurológico do homem foram considerados normais pelos testes, e ele não apresentava outros problemas de saúde relevantes. Como era médico, o paciente inicialmente tentou tratar sua condição usando antidepressivo.

Por mais desconcertante que a condição possa ter sido no começo, ela não parece ter afetado seu "rendimento". Os médicos relatam que ele não tinha disfunção erétil e que se sentia satisfeito com sua vida sexual.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar