Conheça as curiosas videiras que são cultivadas dentro de crateras de cinzas vulcânicas

Apesar de as condições naturais serem desfavoráveis ao plantio, as técnicas desenvolvidas permitem o cultivo das videiras; veja fotos

Uma região arenosa, seca, quase desértica e cheia de cinzas vulcânicas. Com essas características, é difícil imaginar que, em um ambiente como esse, seja possível o cultivo de algum recurso para o consumo humano.

No entanto, as vinhas de Lanzarote, a ilha mais oriental das Ilhas Canárias As Ilhas Canárias são um arquipélago localizado próximo à costa noroeste da África. São ilhas vulcânicas acidentadas conhecidas pelas praias de areia preta e branca. Além disso, as ilhas são uma região autônoma da Espanha. , são a prova de que, apesar de todas as dificuldades que essas características trazem, é possível haver produção de recursos em terrenos assim.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para contornarem os desafios que as condições do local impõem e conseguirem realizar o plantio das videiras, os trabalhadores das vinhas da ilha desenvolveram um conjunto de estratégias que acabam proporcionando um cenário bastante curioso, que chama atenção.

LEIA MAIS | "Portão do Inferno", a cratera na Ásia que pega fogo há 50 anos

A produção de vinho no arquipélago existe desde o século XV, quando os primeiros colonos espanhóis chegaram à ilha. A uva usada para plantio é a Malvasía Volcánica, que corresponde a 60% da produção, encontrada apenas nas Ilhas Canárias e cultivada em lanzarote.

Listán Blanco, Vijariego Blanco e Moscatel de Alejandría, e tintas Listán Negro e Syrah compõe a produção da ilha.

Quais as técnicas para plantar as videiras nas cinzas vulcânicas

Cada videira é plantada ao centro de uma cratera no solo vulcânico feita pelos agricultores em formato de cone. Do lado de fora de cada cratera, um pequeno muro de pedra é erguido em uma direção específica.

Cada uma dessas técnicas tem um motivo que justifica as especificidades delas. As crateras têm até cinco metros de diâmetro e três metros de profundidade, o que, somado ao pequeno muro erguido do lado de fora, mantém as videiras protegidas das ventanias.

O formato conífero das crateras permite que a água das chuvas, que não são tão abundantes na ilha, seja mais facilmente captada e canalizada até as raízes da videira.

Os processos de cultivo das uvas e de produção do vinho

Para a colheita, é necessário um trabalho árduo. Sob temperaturas que podem atingir os 50 °C, os agricultores precisam fazer ao menos duas rodadas de irrigação com baldes de água por videira, que pode render cerca de 30 quilos de uvas.

 

Quando colhidas, as uvas passam pelo processo de vinificação, sendo prensadas e filtradas, dando origem a um sumo que deve ser fermentado. O processo de fermentação do vinho local pode durar até dois anos.

O resultado, tanto do processo de vinificação, quanto das condições do ambiente de produção das uvas é um vinho branco bastante apreciado, com uma acidez realçada e um leve toque amargo.

Confira galeria de fotos das videiras que são cultivadas dentro de crateras de cinzas vulcânicas

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

VINHO uva uvas vinhas crateras cinzas vulcão CULTIVO ilha

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar