15 de março é o dia de São Longuinho: veja curiosidades sobre o Santo

No Brasil, há uma crença popular de que São Longuinho auxilia a encontrar objetos perdidos. Confira mais sobre essa e outras curiosidades do Santo

Em 15 de março é celebrado o Dia de São Longuinho, santo que estava presente na crucificação de Cristo. A fugura bíblica  canonizada é bastante lembrada por fiéis que perdem coisas e precisam recuperá-las.

Crenças dizem que ele se chamava Cássio e que Longinus era o nome do cargo que ele ocupava: segurar lanças durante os martírios. O santo, inclusive, seria um dos soldados responsáveis por perfurar o corpo de Jesus crucificado com uma lança, para ter certeza de que ele estava morto.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com a tradição, quando ele acertou Jesus, o sangue teria espirrado nos olhos de Longuinho, o curando de uma doença que o deixava quase cego. Veja a seguir mais curiosidades sobre o santo.

São Longuinho: o santo das coisas perdidas

Por causa de sua baixa estatura, Longuinho conseguia ver tudo o que se passava por baixo das mesas. Com isso, ele achava vários pertences das pessoas e sempre devolvia os achados para seus donos.

A partir daí, surgiu sua fama de bom soldado que ajudava as pessoas a encontrar coisas perdidas. Esta fama do soldado, derivada do mundo pagão, passou para o convertido São Longuinho.

No Brasil, há uma crença popular de que São Longuinho auxilia a encontrar objetos perdidos. Basta repetir:

“São Longuinho, São Longuinho, se eu achar (nome do objeto perdido) dou três pulinhos”

Quando a pessoa encontra o objeto, ela precisa cumprir a promessa em devoção ao santo e pular três vezes. Acredita-se que a promessa se deva ao fato de Longuinho ter sido manco.

São Longuinho: origem do nome do santo

Longuinho se chamava na verdade, Longinus, nome que significa um tipo de lança. Algumas histórias relatam também que seu nome verdadeiro era Cássio e que “Longinus” era o nome relacionado ao cargo que ele ocupava.

Existe uma lança numa igreja da cidade de Viena, na Áustria, que é considerada como sendo a lança de São Longuinho.

LEIA TAMBÉM | Como a Igreja Católica lidou com as pandemias ao longo da história

Conversão e canonização de São Longuinho

De acordo com a tradição, quando Longuinho acertou Jesus, o sangue teria espirrado nos olhos dele e o curado de uma doença que o deixava quase cego.

Acredita-se que possa ser uma metáfora sobre Jesus curar não só os olhos físicos de Longuinho, como também os olhos de sua alma. A partir de então, ele se converteu, passou a acreditar em Jesus e abandonou o exército romano.

Posteriormente, o homem foi condenado à morte por não renunciar a sua fé. São Longuinho foi canonizado pelo papa Silvestre II, quase mil anos depois. O processo demorou pois os documentos que faziam parte do processo foram perdidos.

O papa então pediu a intercessão do próprio santo para que o ajudasse a encontrar os documentos perdidos. Os documentos foram encontrados pouco depois e a canonização aconteceu, de acordo com o site católico Cruz Terra Santa.

São Longuinho e o espiritismo

No espiritismo, há a revelação no livro “Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho”, obra mediúnica psicografada pelo médium Chico Xavier, que Longuinho teria reencarnado como D. Pedro II, segundo e último imperador do Brasil.

Oração de São Longuinho

Ó glorioso São Longuinho, a vós suplicamos, cheios de confiança em vossa intercessão.

Sentimo-nos atraídos a vós por uma especial devoção, sabemos que nossas súplicas serão ouvidas por Deus nosso Pai, se vós tão amado por Ele, nos fizer representar.

Lembrai-vos São Longuinho, prodigiosamente tocado pela graça de Jesus agonizante, em sua última hora, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que recorrem a vossa proteção, fosse por vós desamparado.

Assim, dignai-vos interpor em meu favor, vossa valiosa intercessão perante Deus, para que me conceda viver e morrer como verdadeiro cristão, e me auxilie a encontrar o objeto que tanto necessito.

Amém.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

sao longuinho dia de sao longuinho curiosidades sao longuinho 15 de março

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar