20 anos sem Chico Xavier: confira filmes e livros sobre o médium

Duas décadas após a morte do médium mais famoso do Brasil, o legado de Chico Xavier permanece vivo a partir de produções artísticas

Há 20 anos, morria Chico Xavier, um dos mais importantes expoentes do espiritismo. Apesar da trajetória como médium, seu legado ultrapassou a religião e fez de Xavier um dos ícones populares do Brasil. Diversas produções audiovisuais, entre já criadas e outras ainda em produção, retratam a trajetória do médium e mantém sua história viva.

Nascido em Uberaba, Minas Gerais, no ano de 1910, Xavier escreveu mais de 450 livros. Até 2010, já haviam sido vendidos mais de 50 milhões de exemplares, cujo direitos autorais foram cedidos para instituições de caridade. Em 1981 e 1982, foi indicado ao prêmio Prêmio Nobel da Paz. Tantos feitos, tantas conquistas. Os acontecimentos que atravessam a trajetória do médium são inúmeros. Confira a seleção do Vida&Arte com livros, filmes e futuros lançamentos sobre o legado de Chico Xavier:

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

1. As Vidas de Chico Xavier

Após a morte de Chico Xavier, em 2003, o jornalista e escritor Marcel Souto Maior publicou o livro "As Vidas de Chico Xavier". A obra foi a primeira de uma trilogia, seguida pelos livros "Por Trás do Véu de Ísis" (2004) e "As Lições de Chico Xavier" (2005). Até 2013, "As Vidas de Chico Xavier" vendeu mais de um milhão de exemplares.

2. Chico Xavier 

A obra de Marcel Souto Maior serviu como inspiração para a criação do filme "Chico Xavier". O longa estreou em 2010, ano em que o médium completaria 100 anos. O drama biográfico foi dirigido por Daniel Filho, mesmo diretor de "Se Eu Fosse Você", e teve roteiro de Marcos Bernstein.

3. Nosso Lar

Baseado no livro homônimo de Chico Xavier, lançado em 1944 e psicografado pelo médium sob a influência do espírito André Luiz, o filme "Nosso Lar" foi lançado em 2010 e foi um sucesso de bilheteria, atraindo mais de 4 milhões de telespectadores. A produção foi dirigida por Wagner de Assis e teve Renato Prieto no papel principal.

4. Nosso Lar 2 — Os Mensageiros

Após mais de uma década, Wagner de Assis se prepara para lançar “Nosso Lar 2 — Os Mensageiros’’ em 2023. O roteiro é baseado na obra "Os Mensageiros" (1944), psicografado pelo médium Chico Xavier, sob a influência do espírito André Luiz.

5. Chico para sempre

Além do longa, Wagner de Assis irá lançar ainda neste ano um documentário de duas horas e uma série com sete episódios sobre a vida de Chico Xavier. Mais de 80 pessoas foram entrevistadas entre Uberaba, São Paulo e Brasília. O diretor garante muitas histórias inéditas e a participação de Fabio Jr. cantando uma música que compôs para o médium.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Vida e Arte Chico Xavier 20 anos da morte de Chico Xavier

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar