Nossa Senhora das Graças: história, curiosidades e mais

A data 27 de novembro é marcada pelo dia de Nossa Senhora das Graças, a santa das curas e da medalha milagrosa; conheça de onde surgiu a devoção e outras curiosidades

Dia 27 de novembro é o dia de Nossa Senhora das Graças. Este nome é apenas um dos títulos atribuídos à Virgem Maria pela Igreja Católica, pois ela também é chamada de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa ou Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças.

A devoção começou com a aparição da Virgem Maria à noviça francesa Catarina Labouré, em Paris.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Maior que Cristo Redentor, estátua de Nossa Senhora é inaugurada em SP; CONFIRA 

Nossa Senhora das Graças: história

Maria sempre foi considerada pela a Igreja Católica como portadora de graças. Em 1830, a noviça, e hoje santa, Catarina Labouré viu uma aparição de Maria na Capela das Irmãs da Caridade de São Vicente de Paulo, em Paris.

Em seu relato, Catarina Labouré afirmou que a Nossa Senhora apareceu na sua frente, baixou os olhos e disse, no íntimo de seu coração: "Este globo que vês representa o mundo inteiro, e cada pessoa em particular".

Irmã Catarina também ouviu da santa o pedido para que cunhasse uma medalha e a garantia de que todas as pessoas que a trouxessem com devoção receberiam muitas graças.

Ao todo, foram três aparições de Nossa Senhora das Graças para Catarina Labouré. Em cada uma, Catarina afirmou que Nossa Senhora fez revelações.

Nossa Senhora das Graças: segunda aparição

Na segunda aparição, Nossa Senhora apareceu para a jovem com anéis incrustados de belíssimas pedras preciosas, “lançando raios para todos os lados, cada qual mais belo que o outro”. 

Em torno da Virgem surgiu um quadro oval no alto, na qual estavam escritas em letras de ouro: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”, frase pronunciada até hoje por vários cristãos no mundo quando estão rezando.

Do cristianismo à Umbanda, como as religiões celebram o Natal? SAIBA 

Nossa Senhora das Graças: terceira aparição

Em dezembro de 1830, a Virgem Maria aparece pela terceira e última vez para  Catarina Labouré. Na ocasião, N. Sra. das Graças  apresenta a Santa Catarina os mesmos raios luminosos, dessa vez junto ao tabernáculo, e lhe confirma sua missão de cunhar a medalha.

Em seus dedos viam-se anéis de pedras preciosas, uns com raios de um brilho belíssimo, outros apagados. No fundo do seu coração Catarina ouve a Virgem Santíssima dizer-lhe:“Estes raios são o símbolo das graças que espalhei sobre as graças que me pedem…”.

E, para explicar os anéis que não projetavam raios, acrescenta: “É a imagem das graças que as pessoas esquecem de me pedir”.

Além disso, Irmã Catarina ouve no seu coração: “Minha filha, doravante não mais me verás, porém ouvirás minha voz durante tuas orações”. É o final das aparições.

Nossa Senhora das Graças: Medalha Milagrosa

A medalha milagrosa surgiu com um pedido de Nossa Senhora para Catarina Labouré. O objeto seria a garantia de que todas as pessoas que a trouxessem com devoção receberiam muitas graças e prodígios. “Todos os que a usarem, trazendo-a ao pescoço, receberão grandes graças".

Com a permissão eclesiástica, várias medalhas começaram a ser confeccionadas e distribuídas, inicialmente na França, e mais tarde pelo mundo todo. Assim, a Medalha Milagrosa ficou conhecida como um símbolo de fé e de alusão à Nossa Senhora das Graças. 

Nossa Senhora das Graças: curiosidades sobre a Medalha Milagrosa 

  • Na parte frontal da medalha, tem a frase “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos a Vós”. Esta jaculatória confirma o dogma da Imaculada Conceição e pede a intercessão da Virgem.
  • No verso, vemos a cruz de Cristo sobre a letra “M”, de Maria e da maternidade dela com o mundo. Este símbolo demonstra que Maria vem abaixo de seu filho Jesus.
  • Tem dois corações desenhados na medalha, que representa o Sagrado Coração de Maria e o Sagrado Coração de Jesus, um com uma espada atravessada, e o outro com espinhos. Isso simboliza os sofrimentos pelos quais a mãe e o filho passaram.

Intolerância religiosa: religião e ódio de mãos dadas; LEIA 

Oração para Nossa Senhora das Graças

"Eu vos saúdo, ó Maria, cheia de graça!

Das vossas mãos voltadas para o mundo as graças chovem sobre nós.

Nossa Senhora das Graças, vós sabeis quais as graças que são mais necessárias para nós.

Mas eu vos peço, de maneira especial, que me concedas esta que vos peço com todo o fervor de minha alma (faça o seu pedido). J

esus é Todo-Poderoso e vós sois a Mãe Dele; por isto, Nossa Senhora das Graças, confio e espero alcançar o que vos peço.

Amém."

Glorificação à Nossa Senhora das Graças

"Abençoada e cheia de luz, Nossa Senhora das Graças, que o perdão, a coragem, o arrependimento, o socorro e o amor cheguem aos corações aflitos para que encontrem a paz, a esperança da ressurreição e o perdão da alma para todo o sempre. Nossa Senhora, sede a mão que os conduzirá até a luz que reina nos Céus para a glorificação de todos os seres. Amém!"

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

nossa senhora das graças nossa senhora 27 novembro medalha milagrosa nossa senhora apariçao

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar