Lago cor-de-rosa no Havaí: cientistas sugerem estresse ambiental

Lago havaiano fica com o tom de rosa por causa de uma bactéria que se prolifera com excesso de sal; cientistas chamam atenção por estresse ambiental

Um lago na Ilha de Maui, no Havaí, surpreendeu os moradores quando ficou totalmente rosa, no dia 30 de outubro. O fato ocorreu devido a uma bactéria que se prolifera em ambientes com alta presença de sal.

Os pesquisadores apontam que o fenômeno pode ser devido a um estresse ambiental, mas as motivações ainda estão sendo estudadas.

Vírus zumbis: aquecimento global pode "acordar" vírus após 50 mil anos; ENTENDA

Lago cor-de-rosa no Havaí: mais salgado do que o mar

De acordo com o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA, uma amostra da água do lago foi analisada e a salinidade está mais do que 70 partes por mil, e isso equivale o dobro de sal encontrado no mar.

O tom rosa se deve a proliferação de halobactérias, que é um organismo unicelular que se multiplica em ambientes que apresentam elevada concentração de sal, deixando o lago cor-de-rosa brilhante.

Poluição e ocupação humana são ameaças a peixes-boi, diz estudo

Esse fato chamou atenção dos cientistas, que disseram que o tom de rosa representa um aviso alarmante do ecossistema.

O governo estadunidense informou que os moradores não poderiam chegar perto do lago, e nem consumir peixes derivados do local, pois pode ser prejudicial.

Dia de Sobrecarga da Terra: qual o significado da data? DESCUBRA