Dia do Cliente: conheça a origem da data que acontece nesta sexta

Criado no Brasil, o Dia do Cliente é comemorado em 15 de setembro e muitas lojas fazem descontos especiais para homenagear os clientes. Saiba a origem da data

Nesta sexta-feira, 15 de setembro, comemora-se o Dia do Cliente no Brasil. A data foi criada para homenagear os clientes e fidelizá-los, além de dar um gás nas vendas antes do fim de ano.

Por isso, algumas lojas oferecem promoções, descontos especiais e promovem sorteios. Ao mesmo tempo, os compradores devem estar atentos aos golpes. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Dia do Cliente: Origem da data

O Dia do Cliente foi criado no Brasil no ano 2000, pelo empresário gaúcho João Carlos Rego. Ele é especialista em Marketing e Recursos Humanos. Sua ideia era criar uma data diferenciada na qual os clientes pudessem ser homenageados, para desenvolver uma relação de fidelidade entre comerciantes e consumidores.

O Dia do Cliente só foi oficializado no Rio Grande do Sul em 2003. Atualmente, a data foi aprovada em 14 estados brasileiros e 167 municípios.

VEJA como se proteger de golpes nas compras online

Dia do Cliente x Dia do Consumidor

O Dia do Consumidor é uma data que surgiu nos Estados Unidos, na década de 1960. A efeméride criada como resposta aos abusos cometidos por algumas empresas em relação aos seus clientes.

Inicialmente, o objetivo era conscientizar os consumidores sobre seus direitos e sobre a importância de exigir produtos e serviços de qualidade.

Já o Dia do Cliente é uma data mais recente, criada no Brasil, que visa estreitar os laços entre as empresas e os clientes.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

dia do cliente dia do cliente 2023 origem data

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar