Dia da Toalha e do Orgulho Nerd: veja origem da data e dos termos
A comemoração homenageia a obra de ficção científica do autor Douglas Adams, O Guia do Mochileiro das Galáxias, mas também coincide com o dia do Orgulho Nerd
Muito além, nos confins inexplorados da “trilogia de cinco livros” de Douglas Adams, iniciada com “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, a data 25 de maio foi escolhida como o Dia da Toalha. A comemoração buscava homenagear o autor britânico, semanas após o seu falecimento.
A toalha foi descrita por Adams em seu primeiro livro como “um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar”. O item pode ser carregado pelos fãs no mundo inteiro como uma forma de celebrar a memória do escritor, que sofreu um ataque cardíaco repentino aos 49 anos de idade.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A obra foi adaptada para os cinemas em 2005 pelo diretor Garth Jennings, com a narração de José Wilker na versão brasileira. O filme foi um dos primeiros contatos do estudante de economia Victor Stilita, que conheceu o Dia da Toalha ao desenvolver um trabalho sobre a cultura nerd no colégio.
“Eu conheci a obra de Douglas Adams, o filme e os livros, e aí comecei a pesquisar mais sobre isso e acabei descobrindo que existia essa data”, explica.
Além da toalha, o número 42 também é uma referência ao universo de Adams. O algarismo é considerado a resposta de um supercomputador para a grande pergunta sobre a “Vida, o Universo e Tudo Mais”.
Games deixam os jogadores violentos? Especialistas respondem; LEIA
Dia da Toalha: data coincide com o Dia do Orgulho Nerd
Em uma galáxia muito distante, o filme "Star Wars: Uma Nova Esperança" foi exibido nos cinemas no dia 25 de maio de 1977. A data se tornou, ao lado do Dia da Toalha, uma representação para o Dia do Orgulho Nerd.
A iniciativa se originou na Espanha em 2006, conhecida por “Día del Orgullo Friki”, conectando o Dia da Toalha, o lançamento da saga Star Wars e o “Glorioso 25 de Maio”, evento da série “Discworld”, do escritor Terry Pratchett.
Dia da Toalha: origem do termo 'geek'
O termo geek foi usado originalmente no século XX para designar trabalhadores de circo ("carnival", em inglês) inexperientes, figuras socialmente indesejáveis que, segundo o portal da Encyclopædia Britannica, chamavam a atenção do público ao "morder as cabeças de animais".
Em sua etimologia, a conotação negativa também permanece na palavra alemã "geck", traduzida para tolo.
Atualmente, a gíria "geek" é considerada representativa de um grupo aficionado ou especialista em determinados hobbies, como tecnologia, cultura pop e temáticas relacionadas.
5 filmes para comemorar o Dia do Orgulho Nerd; CONFIRA
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente