Cachorro de 30 anos que não come ração é considerado o mais velho da história pelo Guinness

Nascido no vilarejo rural em Portugal, Bobi foi reconhecido pelo Guinness World Records em janeiro; veja vídeo

Bobi, um cachorro de 30 anos e 8 meses da raça Rafeiro do Alentejo bateu não só um, mas dois recordes: ele é oficialmente o cão mais velho vivo, e o mais velho de toda a história.

Nascido no vilarejo rural de Conqueiros, em Portugal, Bobi foi reconhecido pelo Guinness World Records no último dia 10 de janeiro e ultrapassou o antigo cachorro mais velho de todos os tempos, Bluey, um canino australiano, que tinha 29 anos e 5 meses, vivendo de 1910 a 1939.

O tutor de Bobi, Leonel, de 38 anos, contou com ajuda de registros que comprovam a idade do seu pet. Segundo os documentos regularizados pelo Serviço Médico-Veterinário de Portugal, o cão nasceu em 11 de maio de 1992.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O histórico de visitas ao veterinário também ajudou a comprovação da idade do cachorro.

Bobi quase foi assassinado ao nascer

Batendo o recorde em 2023, Bobi quase foi assassinado ao nascer, em 1992.
Nascido em uma ninhada, o filhote seria enterrado vivo com seus irmãos pelo pai de Leonel, que afirmava ter muitos animais para cuidar, mas acabou sendo esquecido no meio de madeiras.

Leonel, hoje responsável por Bobi, contou ao Guinness que percebeu que o filhote havia sobrevivido após a mãe de Bobi continuar indo ao local do parto mesmo após, supostamente, todos os filhotes terem sido enterrados vivos

Com quase 31 anos, cão mais velho da história é registrado no Guinness
Com quase 31 anos, cão mais velho da história é registrado no Guinness (Foto: Foto: Reprodução/ YouTube Guinness World Records)

Ao encontrar Bobi, Leonel e seus irmãos esconderam o filhote para que seu pai não o enterrasse junto com os outros filhotes.

"Sabíamos que quando o cachorro abrisse os olhos, meus pais não poderiam mais enterrá-lo. Era de conhecimento popular que isso não poderia nem deveria ser feito”, completou Leonel.

Semanas depois, o filhote foi achado pelo pai de Leonel, que repreendeu e castigou os filhos. Contudo, o objetivo foi atingido, visto que haviam se passado semanas e Bobi já estava de olhos abertos, evitando que o pai de Leonel o matasse.

O segredo da longevidade canina

O tutor contou que suspeita de alguns motivos que tenham levado Bobi a sua longevidade, visto que a sua raça tem uma expectativa de vida de 12 a 14 anos. Leonel acredita que o ambiente calmo e livre da fazenda tenha ajudado o cão a chegar aos 30 anos.

Ele usa de exemplo outros cães da família que viveram bastante, como a mãe de Bobi, Gira, que chegou aos 18 anos e Chicote, outro cachorro da casa, que tinha 22 anos quando faleceu.

Outro fato que chama atenção é que Bobi não come ração, mas sim comida sem temperos, e ainda tira um cochilo após alimentação. Seria esse o segredo para longevidade?

Cão mais velho da história é registrado no Guinness
Cão mais velho da história é registrado no Guinness (Foto: Foto: Reprodução/ YouTube Guinness World Records)

Leonel garante que, para sua idade, Bobi está bem de saúde e que vai regularmente ao veterinário.

O tutor afirmou que lembra de outras pessoas de sua família que já faleceram e viram Bobi crescer. “Bobi representa estas gerações".

Veja vídeo 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

recorde cão mais velho Guinness World Records Portugal

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar