7 tecnologias que já foram consideradas o futuro, mas se tornaram obsoletas

Muitos jovens de hoje podem não conhecer algum dessas tecnologias, mas elas foram importantes para a evolução das ferramentas que temos agora

Com o avanço da tecnologia a um ritmo alucinante, alguns equipamentos que foram revolucionários em sua época vão ficando obsoletos com o passar do tempo, e parte deles, atualmente, não passam de peso de papel.

Muitos jovens de hoje podem não conhecer algumas dessas tecnologias, mas elas foram importantes para o desenvolvimento do que temos agora - sendo grande parte das atuais evoluções das que vieram no antes.

O POVO fez uma lista de tecnologias que já foram consideradas o futuro, mas se tornaram obsoletas, confira:

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Disquete

Disquetes juntos
Disquetes juntos (Foto: Reprodução)

Muitos podem não lembrar, mas o disquete esteve muito presente entre os anos 70 e 90, chegando até o início dos anos 2000. Ele foi "precursor" do pendrive e tinha capacidade média de 1,44 MB.

Para se ter uma ideia, nos dias de hoje uma simples foto tirada pelo celular já ultrapassa esse capacidade de armazenamento. Mas. para época, era mais que o suficiente para transportar muitos arquivos de um computador para outro.

Walkman

Walkman - Sony
Walkman - Sony (Foto: Divulgação/ Sony)

O Walkman foi criado pela Sony em 1979 e surgiu no mercado como primeiro reprodutor de músicas portátil da história.

O dispositivo foi criado pela necessidade de um executivo da marcar de ouvir música durante longos voos, mas a ideia, na época, não empolgou - achavam que não seria bem aceito pelo fato da pessoa ter que se "desligar" do mundo, ouvindo nos próprios fones de ouvido.

Originalmente, o Walkman suportava fitas, mas com o surgimentos dos CD´s no fim dos anos 80, a sony lançou o Discman, seu sucessor natural, que rodava discos.

Fax

Fax
Fax (Foto: Reprodução)

O Fax foi um equipamento muito importante para muitas empresas nos anos 80 e 90. A facilidade de enviar documentos e fotos via linha telefônica agilizava a comunicação e o dia a dia para muitas pessoas. Com a utilização dos computadores e e-mails, que simplificaram ainda mais esse contato, os fax deixaram de ser imprescendíveis e, por fim, se tornaram obsoletos.

Pager/ Bipe

Pager/bip
Pager/bip (Foto: Reprodução)

O pager foi criado em 1949. Era basicamente um comunicador que funcionava via rádio através de uma central de atendimento, a partir da qual se ditava a mensagem e ela era enviada para o destinatário.

Inicialmente usado para comunicações críticas por policiais, bombeiros e médicos, só em 1958 ele foi liberado para o público em geral e se tornou o primeiro meio de comunicação móvel popular, antecedendo os celulares, por quem viriam a ser substituídos. 

Videocassete (VHS)

Vídeo cassete (VHS)
Vídeo cassete (VHS) (Foto: Divulgação)

A tecnologia surgiu em 1960, mas à época era muito limitada e cara. Em1985, a Sony e a JVC lançaram o suas versões do aparelho, que permitiam não só assistir a filmes já gravados, mas também gravar a programação da TV por meio de um timer.

Não demorou muito para que o videocassete ganhasse o gosto popular e ficasse tão comum quanto os televisores. Esse boom durou em torno de 15 anos, e o videocassete caiu desuso nos anos 2000 com a chegada dos DVD´s, que traziam qualidade melhor.

Máquina de escrever

Máquina de escrever
Máquina de escrever (Foto: Divulgação)

A máquina de escrever ou máquina datilográfica foi uma das grandes invenções da história da humanidade. Ela revolucionou a sociedade em vários segmentos ligados à escrita e facilitou processos mais demorados de compartilhamento e reprodução da informação.

Na década de 80, os computadores pessoais começaram a substituir as máquinas de escrever. 

Mimeógrafo

Mimeógrafo
Mimeógrafo (Foto: Divulgação)

Essa máquina estava presente em quase todas as escolas dos anos 70 e 80. O mimeógrafo é o antecessor das impressoras e era um aparelho simples, que funcionava a manivela e produzia cópias em série a um baixo custo.

Para o processo, era utilizada um folha especial chamada de estêncil, que tinha cobertura de carbono. O estêncil, que tinha o texto a ser copiado, era pressionado pela máquina por meio de um feltro umidificado com álcool, que reagia ao carbono e passava o conteúdo do estêncil para uma folha em branco. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

tecnologia disquete walkman fax pager vídeocassete vhs mimeografo #maquinadeescrever

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar