Fenômeno raro: navio parece flutuar no céu do Reino Unido; veja vídeo

Esse fenômeno é raro no Reino Unido, mas bastante comum no Ártico

Na última semana, fotos de uma embarcação "flutuando" no céu da cidade de Cornualha, no Reino Unido, confundiu muita gente na internet, que imaginou ser um "navio fantasma" ou mesmo montagem. Mas na verdade, não houve modificação da imagem, tampouco trata-se de algo sobrenatural. A explicação para isso, é uma ilusão de ótica. O caso ocorreu na última quinta-feira, 28, mas não é a primeira vez. 

O termo específico para o fenômeno é "Fata Morgana", nome que vem de uma bruxa na lenda do Rei-Arthur, e ocorre quando o ar quente encontra a água fria, criando uma inversão térmica, fazendo parecer que os objetos estão flutuando, como o navio.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"A ilusão de ótica permaneceu por pelo menos meia hora. E como as pessoas fazem com a maioria das ilusões de ótica ou truques de mágica, eu estava tentando rastrear o que era ou como funcionava", contou a moradora Lizzi Larbalestier ao jornal local Cornwall Live, que publicou o vídeo em sua conta no Facebook.

Esse fenômeno é raro no Reino Unido, mas bastante comum no Ártico. Em março de 2021 outro caso foi registrado em Cornualha, também no Reino Unido. Na ocasião, um meteorologista de um canal de TV Inglês aproveitou a repercussão para explicar o fenômeno do navio "flutuante". Confira abaixo o tuite de 2021 com a explicação. 


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

navio reino unido Cornualha embarcação flutuando

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar