Superlua, solstício e aparição de Mercúrio marcam o mês de junho de 2022

O mês de junho em 2022 reserva três grandes eventos astronômicos para os observadores do céu. Saiba quando acontece a Superlua, o solstício e a aparição de Mercúrio

O mês de junho de 2022 reserva três grandes eventos astronômicos para os amantes da observação celeste. A primeira protagonista será a Lua, que por causa da sua aproximação da Terra poderá aparecer um pouco maior e mais brilhante do que o habitual. O fenômeno marca a primeira das duas Superluas do ano. 

Outro evento importante deste mês é a chegada da estação mais fria do ano no hemisfério sul, marcado pelo solstício de inverno. Nesse período, que ocorre sempre duas vezes ao ano nos meses de junho e dezembro, costuma ser a melhor época para observar estrelas e planetas — incluindo uma rara oportunidade de ver Mercúrio (em sua melhor posição para ser visto da Terra) a olho nu e um alinhamento quíntuplo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Superlua: quando acontece e como ver?

A primeira Superlua deste ano poderá ser vista em 14 de junho. Segundo a Nasa, esse fenômeno ocorre quando a fase cheia da Lua coincide com o seu perigeu - que é o momento em que ela está mais próxima da Terra, em sua órbita elíptica, mais oval do que circular - fazendo com que o satélite natural da Terra apareça até 17% maior e 30% mais brilhante do que o normal.

O evento também é conhecido como Superlua de Morango, no entanto, o nome não possui relação direta com o fruto, seja em sua cor ou formato. A nomeação veio de povos nativos norte-americanos que utilizavam esse momento da Lua como um indicador do amadurecimento dos frutos selvagens nos países do Hemisfério Norte. Esses povos também usavam essa Lua para caçar e acumular bastante carne para o inverno.

O melhor horário para observar o evento astronômico será durante a primeira hora após o nascimento, por volta das 18h40min (horário de Brasília), pois ela pode mostrar belas variações de tonalidade, amarelada, alaranjada ou até mesmo avermelhada, devido à interação com a atmosfera, além de parecer ainda maior. 

Mércurio: quando aparece e como ver?

Em 16 de junho será possível observar Mercúrio - o planeta mais difícil de se ver a olho nu, devido à sua proximidade do Sol, que lhe ofusca. No entanto, nesse dia ele irá alcançar sua elongação máxima a Oeste, ou seja, o período mais afastado de nossa estrela. 

O planeta poderá ser visto momentos antes do Sol nascer, a Leste, a partir da madrugada do dia 16/6, entre 5h20min e 6h30min da manhã (horário de Brasília), com o céu ainda escuro. Além de Mercúrio, os planetas Marte, Júpiter e Saturno também estarão visíveis também nessa madrugada. Para melhor localizar os planetas, é indicado o uso de aplicativos que ajudam a localizar corpos celestes. 

Solstício de Inverno: quando inicia?

O dia 21 de junho marca o solstício de inverno no Hemisfério Sul (e de verão na parte norte do planeta). A mudança de estação ocorrerá às 6h14min (horário de Brasília), sendo esse o exato momento em que os raios solares incidem na Terra perpendicularmente sobre o Trópico de Câncer, devido ao ângulo de inclinação de nosso planeta. Dessa forma, as regiões abaixo da linha do Equador ficam menos expostas ao Sol.

O evento não é possível de ser observado no céu, no entanto, traz impactos climáticos, como por exemplo, o dia fica mais curto e a noite mais longa. O fenômeno oposto acontece em dezembro, no solstício de verão.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

astronomia superlua solsticio mercurio junho 2022 astronomia junho 2022

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar