Tartaruga-verde é resgatada na praia de Flecheiras, no Ceará
O animal está sendo transportado até o Projeto Cetáceos, no Rio Grande do Norte, especialista em reabilitação da espécieApós ser encontrada por um cidadão na praia de Flecheiras, no município de Trairi, a 124,6 km de Fortaleza, uma tartaruga-verde foi resgatada pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), na tarde dessa quarta-feira, 13.
A princípio, a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) recebeu a solicitação do cidadão e, em seguida, a Semace foi acionada para realizar o resgate do animal, que tem 164 centímetros (cm) de comprimento total e pesa cerca de 150 quilos (kg).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Sob os cuidados de uma técnica da autarquia, o animal foi levado ao centro de reabilitação de espécies do Projeto Cetáceos da Costa Branca, em Areia Branca, no Rio Grande do Norte, nesta quinta-feira, 14, onde receberá atenção especializada.
Antes da ida ao destino, a tartaruga foi levada ainda na quarta-feira, 13, para o Centro de Estudos Ambientais Costeiro do Labomar, em caráter emergencial.
Sobre a Tartaruga-verde
A Tartaruga-verde ou Tartaruga-aruanã, cujo nome científico é Chelonia mydas, vive “habitualmente em águas costeiras, ilhas ou baías onde estão protegidas, sendo raramente avistadas em alto-mar”, de acordo com informações do Projeto Tamar.
As principais áreas de desova no Brasil são as Ilhas oceânicas de Trindade, Reserva Biológica do Atol das Rocas e Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. Há ainda registros de desovas em praias continentais (cerca de 200 ninhos a cada temporada), principalmente no litoral norte da Bahia.
Serviço
No caso de ocorrências de encalhes de tartarugas e outros animais marinhos, acione à Semace pelo telefone (85) 3254 3083, 0800 275 22 33, ou pelo e-mail [email protected].