Evento promove a adoção de animais abandonados em Fortaleza

Realizada nesta quinta-feira, 7, no Estoril, a ação também contou com feira de moda e acessórios pet e atendimento veterinário gratuito

Do abandono ao acolhimento. Das ruas para um novo lar. É assim que funciona o ciclo de adoção de cães e gatos resgatados em situação de vulnerabilidade em Fortaleza. E eles são tantos que nem é possível traduzir essa realidade em dados estatísticos oficiais e precisos. 

Pensando nisso, Organizações Não Governamentais (ONGs), associações em defesa da causa animal e o Poder Público se uniram para promover uma ação de estímulo à adoção de pets nesta quinta-feira, 7, no Estoril, prédio histórico onde funciona a sede da Secretaria Municipal de Turismo, na Praia de Iracema.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A influenciadora digital Camilla Uckers, 30, foi uma das primeiras a formalizar o processo de adoção no local. Bastou apenas alguns minutos para ser cativada à primeira vista pelo “João Gomes”, nome do felino de quem passou a ser tutora. “Eu já tenho duas gatas. A família agora vai crescer”, comemorou ela, que do evento já levou o animal direto para sua casa.

Com mais de 1,1 milhão de seguidores no Instagram, Uckers aproveita o alcance nas redes sociais para conscientizar os internautas sobre a importância do acolhimento a animais abandonados. “Sempre falo sobre isso com meu público, inclusive mostro as minhas gatas indo para o veterinário, porque é muito importante também esses cuidados com a saúde deles”, afirmou.

O gato adotado pela influenciadora estava sob os cuidados do projeto Animais Universitários, desenvolvido por um grupo de 35 estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC). Segundo a coordenadora Lara Abreu, atualmente existem 40 animais à espera de ganhar um lar. Ela conta que, muitas vezes, a adoção esbarra na resistência dos potenciais tutores a pets com idades mais avançadas.

“Os filhotes geralmente ficam com a gente em torno de um mês e logo são adotados. Mas tem animais adultos que são super dóceis e calmos e mesmo assim passam de um ano a dois anos e não são adotados porque as pessoas acham que eles são mais difíceis de se adaptarem”, explicou. Segundo a estudante, a adaptação não tem nenhuma relação com a idade do animal, mas sim com os vínculos de convivência estabelecidos entre tutores e pets.

A Organização Não Governamental (ONG) Deixa Viver, que realiza resgate de cães e gatos nas ruas de Fortaleza, também disponibilizou animais para adoção durante o evento. A presidente da entidade, Gabriela Moreira, explicou que embora o interesse das pessoas em adotar um pet tenha aumentado nos últimos anos, o abandono continua sendo um desafio difícil de encarar.

“Como são muitos resgates que a gente faz, o volume de adoção não é tão grande. A velocidade de saída é bem menor do que a de entrada. E aí eles acabam crescendo no abrigo e a gente fica buscando sempre esses possíveis tutores”, contou. Atualmente, a ONG tem cerca de 35 animais disponíveis para adoção, entre cães e gatos de todas as idades.

Além de buscar um novo lar para animais vítimas de abandono, o evento desta quinta-feira, 7, promovido pela Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal (Coepa), também contou com feira de moda e acessórios pet, distribuição de material educativo sobre proteção e bem-estar animal e oferta de atendimento veterinário gratuito para cães e gatos.

A enfermeira Isabel Alcântara, 24, que ficou sabendo da ação por meio das redes sociais, aproveitou o momento para fazer uma consulta de rotina no seu pet de estimação, um cão da raça Pastor Suiço de cinco anos. “Ela [a veterinária] receitou medicamentos de uso contínuo, deu dicas de rações mais nutritivas e vitaminas que ele pode consumir para ser ainda mais saudável”, detalhou ela sobre o atendimento.

De acordo com o titular da Coepa, Marcel Girão, a Prefeitura planeja avançar em novas políticas públicas de proteção animal ainda este ano. “Já enviamos para a Câmara um novo projeto que prevê liberação de cerca de R$ 400 mil para apoio a abrigos, ONGs e a criação do Bolsa Protetor, destinado a voluntários da causa animal”, explicou.

Segundo o secretário, o Município já destina por ano um montante de R$ 300 mil em apoio financeiro para o Abrigo São Lázaro, a maior ONG de proteção animal do Ceará. Além disso, acrescentou Girão, Fortaleza conta com os serviços da maior Clínica Pública Veterinária do Nordeste. Segundo ele, desde que o equipamento foi inaugurado, em outubro de 2020, mais de 180 mil procedimentos gratuitos já foram realizados em cães e gatos.

Serviço - adoção de animais em Fortaleza

Projeto Animais Universitários
Instagram: @animaisuniversitarios
Contato: (85) 9 9754 6486

ONG Deixa Viver
Instagram: @ongdeixaviver
Contato: (85) 9 8811 4361

OUÇA O PODCAST VOO 168 BASTIDORES

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

adocao fortaleza animais fortaleza adocao de pets fortaleza animais de rua fortaleza animais abandonados fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar