Sobral tem Congresso de Nutrologia para mais de 1.500 pessoas
O evento terá foco em nutrologia e nutrição e poderá chegar a mais de 1.500 participantes nos dois dias de atividades
Sobral, a 234,8 km de Fortaleza, recebe neste fim de semana o I Congresso Norte e Nordeste de Nutrologia e Nutrição Parenteral e Enteral (Connupen). O evento tem capacidade para receber 550 pessoas presencialmente e mais de mil online.
As atividades voltadas para os setores médico e nutricional.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A conferência ocorre entre hoje, 21, e amanhã, 22 de outubro,no Auditório Central Oscar Spíndola Rodrigues, do Centro Universitário Inta (Uninta).
O evento conta com a chancela da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (Braspen).
“É um evento muito importante para os profissionais da saúde, porque vai ser bastante discutido sobre obesidade, estilo de vida saudável, exercício e esporte e a terapia enteral e parenteral”, diz Luiz Barbosa, nutrólogo e especialista em nutrição parenteral e enteral e presidente do Connupen.
Ele acrescenta que mais de 60% da população adulta brasileira tem sobrepeso e mais de 30% obesidade, conforme cita o médico, com base em dados da Pesquisa Nacional de Saúde 2019, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na ocasião, ainda serão compartilhadas experiências e atualizações em nutrologia e terapia nutricional parenteral e enteral, com ênfase na prevenção e no tratamento multimodal de doenças em ambientes ambulatoriais quanto hospitalares.
Ao todo, serão ministradas 24 palestras, distribuídas nas seis mesas científicas organizadas para o evento.
Terapia nutricional parenteral e enteral
Existem dois cenários nutricionais nos setores ambulatorial e hospitalar. No atendimento ambulatorial, a obesidade é um fator que prevalece, sendo mais frequentemente reportado em casos específicos desse ambiente.
Já no atendimento em que há internações, é recorrente a presença de desnutrição hospitalar. É a partir dessas condições de desnutrição que são realizadas as terapias nutricionais parenteral e enteral.
“A terapia nutricional parenteral é feita quando o paciente é alimentado por meio da veia. Já a enteral é feita quando uma sonda é utilizada para essa função”, afirma o médico Luiz Barbosa.
Ele diz ainda que o congresso traz o ponto de vista da nutrição sobre a obesidade e a desnutrição, a qual demanda uma avaliação específica do paciente pela visão nutricional e uma submissão, quando há indicação, a uma das terapias.